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UFMT oferece curso sobre diálogos transculturais afro-ameríndios

Da Redação - Assessoria/UFMT

O Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), oferece curso de extensão sobre “Diálogos transculturais afro- ameríndios - atualização para professores da rede pública”.São ofertadas 80 vagas, sendo 40 vagas para a comunidade e 40 para a UFMT. O prazo para as inscrições termina hoje (7), na secretaria do Museu Rondon. Os inscritos devem doar um livro para o acervo do Núcleo de Estudos e Referência da Cultura Afro-ameríndia.

Com um carga horária de 120 horas, o curso está dividido em dois módulos, sob a coordenação da professora doutora Adiléa De Lamônica y Navarro. O primeiro módulo será realizado no período de 14 de agosto a 11 de dezembro, às sextas-feiras, das 19h às 22 horas, no ICHS/UFMT. O segundo módulo será ministrado no período de seis de março de 2010 a 10 de julho de 2010, aos sábados, das 14h às 18 horas, na Associação dos Produtores e Produtoras Artesanais de Chapada dos Guimarães (APPA), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os objetivos do curso de extensão são de estudar, analisar e interpretar as sociedades afro-ameríndias a partir das suas produções culturais, simbólicas, materiais e imateriais. Visa ainda estabelecer diálogos entre as questões relativas a cidadania, economia, política, produção científica, história, literatura, o meio ambiente e a produção imagética.

Além das aulas expositivas, serão realizados seminários, trabalhos e estudos dirigidos, vídeoaula, aula de campo e será produzido caderno “As relações interétnicas e identidades étnicas em Mato Grosso”.

No modulo I serão trabalhados os seguintes conteúdos programáticos:
1. A África e seu legado histórico-cultural: berço da humanidade e da civilização;
2. A África e os africanos: tradição e modernidade;
3. As guerras, os impérios e a hegemonia cultural no continente africano; 4. A África e o Brasil: irmanados pelo tráfico e pelo Atlântico;
5. O africano, o negro, o afro-brasileiro e o afrodescendente: identidades cultural, social e étnico-racial;
6. A diáspora africana no Brasil, o pan-africanismo e a negritude; 7. Religiões, religião e produção da memória e da identidade dos antigos e dos ancestrais;
8. Leituras antropológicas do imaginário e da história sobre o afrodescendente;
9. Cultura e civilização africana e afro-brasileira; oralidade, tradição e escrita e a construção das hegemonias culturais e políticas; políticas públicas, cidadania e as relações étnico-raciais na contemporaneidade; e
10. Relações interétnicas, Identidade étnica e transculturalidade entre negros e índios em Mato Grosso.

No modulo II serão trabalhados os seguintes conteúdos programáticos:
1 - Dados gerais sobre populações “indígenas” e o campo intelectual etnológico;
2. “Índio”: reflexões críticas e histórico de uma categoria colonial;
3 - Indigenismo: agências de estado e administração de populações, antropologia e
movimento indígena;
4 - Relatos de viajantes e naturalistas: usos e abusos;
5 - Artes verbais e etnomusicologia;
6- Usos e abusos de imagens dos índios no cinema;
7 - Índios e negros no pensamento social brasileiro;
8- Índios e negros e a identidade nacional brasileira;
9 - Índios e negros na fronteira oeste de colonização; e
10 – Educação e diversidades étnicas.
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