Imprimir

Notícias / Política MT

Vereadores tucanos querem ser vice de Mauro Mendes; pré-candidatos apoiam Adevair

Da Redação - Laíse Lucatelli

Os vereadores Adevair Cabral (PSDB) e Renivaldo Nascimento (PSDB) se colocaram à disposição para serem candidatos a vice na chapa de reeleição do prefeito Mauro Mendes (PSB), em Cuiabá. Adevair, inclusive, recebeu o apoio da maioria dos pré-candidatos a vereador do partido, durante reunião do diretório esta semana. 

Leia mais:
Fábio Garcia crê em PSDB e PP com Mauro Mendes e afirma que PSB terá candidatos em “quase metade” de MT
 
O presidente do PSDB na capital, Carlos Avalone, afirmou que, antes de tomar qualquer decisão, é preciso que Mendes anuncie se será ou não candidato à reeleição. Nesse caso, o PSDB ainda definirá se será parte do arco de alianças – apesar de ser a tendência, Avalone não garantiu que haverá a coligação, pois uma corrente do PSDB defende a candidatura própria.

A definição do diretório municipal ainda terá que passar pelo crivo do presidente estadual da sigla, o deputado federal Nilson Leitão, do governador Pedro Taques (PSDB) e do prefeito Mauro Mendes – que já deixou claro que quer opinar na escolha do próprio vice.

“O PSDB não é dono dessa vaga [de vice-prefeito]. Outros partidos da aliança também podem indicar candidatos a vice. Mas eu acredito que o PSDB tem melhores condições, por ter a maior bancada na Câmara, e por ter o governador, que é grande aliado da administração municipal e tem colaborado muito, especialmente na área de saúde”, observou Avalone para o Olhar Direto.

Tanto Adevair quanto Renivaldo eram filiados ao PDT, antigo partido de Taques, e aderiram ao ninho tucano cerca de seis meses depois do governador, em março deste ano, na “janela” que foi aberta para que deputados e vereadores mudassem de partido sem perder os mandatos. Além dos dois vereadores que se colocaram à disposição para disputar, os tucanos ainda avaliam os nomes do empresário Carlos Antonio Garcia, o “Catonho”, e do advogado Ussiel Tavares.

Em reunião na noite da última quarta-feira (13), o diretório definiu, ainda, por lançar uma chapa pura para concorrer à Câmara Municipal. Com um quociente eleitoral de 13 mil votos, a intenção dos tucanos é eleger 4 ou 5 parlamentares. 

Outras siglas

Outros partidos também estão no páreo para emplacar o vice de Mauro Mendes. SD e PP indicaram o presidente da Câmara, Haroldo Kuzai (SD), numa articulação que envolveu o presidente nacional da sigla, Paulinho da Força. O PSD do vice-governador Carlos Fávaro, por sua vez, sugeriu, de forma não oficial, o nome do líder do governo na Câmara e ex-secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio (PSD).

Neste mandato, o prefeito governou sem vice, pois João Malheiros (PR) renunciou ao cargo depois de eleito, alegando que não queria abrir mão do mandato de deputado estadual. Desse modo, o sucessor imediato do prefeito passou a ser o presidente da Câmara – primeiro João Emanuel (PSD), que acabou renunciando ao cargo e depois foi cassado, seguido por Julio Pinheiro (PTB), que faleceu em junho, e agora Haroldo Kuzai, que completará o mandato até o fim do ano. 

(Colaborou Ronaldo Pacheco)
Imprimir