Imprimir

Notícias / Esportes

Oficiais de 10 países se juntam para pedir exclusão da Rússia da Olimpíada

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

Oficiais de antidoping de pelos menos 10 países e 20 grupos de atletas estão preparando um pedido em conjunto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para excluir completamente a delegação russa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Segundo eles, o país europeu teria feito um programa de doping patrocinado pelo Estado. A informação foi dada pelo jornal americano "New York Times".

A solicitação está em uma carta obtida pela agência de notícias Reuters, que seria enviada assim que se torne público na próxima semana um relatório sobre casos de doping na Olimpíada de Inverno de Sochi, em 2014. 

- Parece muito provável que essa carta irá confirmar um dos maiores escândalos de doping da história, implicando o governo russo em uma massiva conspiração contra os atletas limpos do mundo todo. Vai ser um balde de água fria no esporte - escreveu Joseph de Pencier, o chefe executivo do Instituto Nacional das Organizações Antidoping (iNADO).

O documento em questão foi elaborado por equipe liderada pelo professor canadense de direito Richard McLaren e deve ir a público na segunda-feira. Nele, os investigadores apuraram denúncias de doping envolvendo atletas russos que disputaram em casa a última Olimpíada de Inverno. Na ocasião, a Rússia terminou no topo do quadro de medalhas, com 13 ouros e 33 pódios no total.

"Escrevemos em nome de uma comunidade de atletas limpos e organizações antidoping que acreditam que o COI pode levar adiante a defesa dos princípios das Olimpíadas", diz trecho da carta assinada pelo chefe da entidade de controle antidoping dos Estados Unidos (Usada), Travis Tygart, e o chefe do centro de ética no esporte no Canadá (CCES), Paul Melia.

A equipe de atletismo da Rússia já está proibida de competir na Olimpíada do Rio por conta de suspensão imposta pela Confederação Internacional de Atletismo (IAAF) após a descoberta de um esquema sistemático de doping entre atletas russos.
Imprimir