Imprimir

Notícias / Política MT

Rosana é confirmada candidata para enfrentar grupo de Taques e candidato apoiado por Maggi

Enviado Especial a Sinop - Jardel P. Arruda

"Vamos juntos! Vamos juntos! Vamos juntos!", asseverou a vice-prefeita Rosana Martinelli (PR), para ter seu discurso rouco emudecido em seguida por uma salva de palmas de uma plateia que lotou o centro de eventos Dante de Oliveira, em Sinop, na convenção que sacramentou a candidatura dela à prefeita para tentar suceder e dar continuidade a administração do prefeito Juarez Costa (PMDB), realizada na noite de sábado (30).

Leia mais:
Ex-deputado Roberto Dorner disputa Prefeitura de Sinop após recuo do tucano Fernando Assunção, que concorre como vice

Ele próprio foi um dos protagonistas do evento e discursou sobre a capacidade de Rosana para dar seguimento a um trabalho premiado nacionalmente cinco vezes. Contudo, para isso ela precisará enfrentar os dois ex-aliados políticos: ex-deputado federal Roberto Dorner (PSD), que contará com o apoio do governador Pedro Taques (PSDB) e do vice-governador Carlos Fávaro (PSD); e Dalton Martini (PP), que terá em seu palanque o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP).

Ela conta ter conversado com vários partidos, inclusive os dos seus atuais adversários, mas que é preciso entender as diferenças ideológicas e o momento de cada  sigla. Como terá antigos aliados como rivais nas eleições, ela espera uma campanha sem ataques pessoais e com alto nível de discussão politica. 

"Nós queremos e vamos fazer uma campanha limpa, buscando o melhor para o município de Sinop. Respeitamos os adversários porque são meus amigos", explicou Rosana. "Hoje começamos uma nova fase da nossa campanha, como candidata a prefeitura de Sinop, rumo a prefeitura em 2016. Queremos uma cidade forte  grande, pronta para o desenvolvimento", afirmou Rosana.

Emoção e prestígio

A convenção foi marcada por momentos de emoção. Rosana chorou antes de conseguir começar a discursar e continuou com a voz embargada durante toda sua fala. Antes dela chorou o marido dela, Osmar Martinelli, ex-vereador que foi acometido por uma meningite que o deixou paraplégico e com lesões cerebrais, o qual acompanhou todo evento. 

O discurso de Juarez Costa foi um dos mais ovacionados. Ele focou na importância da continuidade de sua administração. Ele recebeu cinco prêmios de melhor prefeito do Brasil durante sues 7 anos e meio de mandato e o case de Sinop é usado pelo Tribunal de Contas do Estado como exemplo de plano de desenvolvimento. 

"Se ela não tivesse garra, se ela não tivesse energia, se ela não tive caráter ela não teria chegado aqui nessa convenção depois de tudo que passou nos últimos dias", pontuou o prefeito. "Se eu fosse falar o que eu fiz, eu ficaria aqui por muito tempo. Mas vou resumir em poucas palavras: Tudo que fizeram em 34 anos eu fiz muito mais. E só fiz porque tive uma equipe muito competente ao meu lado", completou, lembrando em seguida que Rosana, como vice-prefeita, ainda atuou como secretária e assumiu o município por cinco vezes.

A convenção foi marcada pela presença de  aliados. O senador Cidinho (PR) foi a principal liderança do PR no evento, recheado no entanto de lideranças do PMDB. Estiveram presente o presidente regional da sigla, deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), o também deputado federal Valtenir Pereira (PMDB).

Da bancada estadual compareceram Silvano Amaral (PMDB), que tem base eleitoral no município, Romoaldo Júnior (PMDB) e Janaína Riva (PMDB). O único parlamentar estadual do PMDB que não participou foi o pré-candidato a prefeito de Cuiabá da sigla, Emanuel Pinheiro. O presidente regional do PR, senador Wellington Fagundes também faltou por estar em viagem.

Chapa

Ficou definido que a coligação será chamada de Amor Por Sinop, e conta som os partidos: PR, PMDB, PTB, PMN, PV, PMB, PTC, PROS, PC do B e PTN. O candidato a vice será Gilson Oliveira (PMDB), ex-vereador e aliado de Juarez Costa. O nome dele foi escolhido após a realização de pesquisas. Em nível proporcional serão divididas em três chapas e serão lançados cerca de 80 candidatos. 
Imprimir