Imprimir

Notícias / Economia

Índice de ações europeias cai ao menor nível desde a sua criação

G1

O principal índice do mercado acionário da Europa terminou em queda nesta terça-feira (3), conduzido pelas ações do setor de petróleo à medida que os preços da commodity recuaram para US$ 40 o barril.

O índice FTSEurofirst 300 - índice que reúne as principais ações dos mercados europeus - caiu 1,6%, para 671 pontos, menor patamar desde a criação do indicador, em julho de 1997.
Entre as ações ligadas ao setor petrólifero e de energia, o BG Group perdeu 5,95% com anúncio de avanço na aquisição planejada da companhia australiana Pure Energy. Já a British Petroleum registrou queda de 4,3% após ter divulgado que reduzirá meta de crescimento de produção de petróleo e gás no curto prazo.

Entre as demais empresas, Total, Shell e Saatoil tiveram desvalorização entre 2,3% e 4,6% nesta terça-feira.

Outros índices
Entre os principais índices do continente, Londres teve queda de 3,14%, com FTSE100 fechando aos 3.512 pontos, o menor nível em seis anos. Entre os outros mercados, o DAX, de Frankfurt, teve queda de 0,52%; o CAC, de Paris, perdeu 1,04%.

O mercado de Londres voltou a sentir o impacto das ações do HSBC, maior banco britânico, que anunciou uma queda de 70% no lucro na véspera. A instituição vai demitir cerca de 6 mil funcionários. As ações do banco tiveram queda de 1% no dia.

"A incerteza sobre as ramificações financeiras das medidas de resgate para os orçamentos dos governos e a incerteza de como as várias fatias de capital dos bancos serão tratadas nos caso de nacionalizações estão atualmente pesando no mercado", afirmou a UniCredit em nota.

Imprimir