Imprimir

Notícias / Cidades

Umidade do ar em Cuiabá pode chegar a nível de deserto do Saara e temperatura mínima será de 23ºC

Da Redação - Wesley Santiago

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta nesta semana de que a umidade relativa do ar poderá chegar a 12%. Se isto se confirmar, a baixa umidade será semelhante à do deserto do Saara, que possui uma média entre 10% e 15%. A máxima esta semana deve girar em torno de 38ºC.

Leia mais:
Incêndio de grandes proporções já dura cinco dias em MT; linha de fogo ultrapassa 18 km
 
Conforme o alerta publicado, a umidade relativa do ar irá variar entre 12% e 20%. O grau de severidade é de 3, em uma escala que vai de 1 a 4. Por conta disto, é recomendada a utilização de umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes com água, principalmente na hora de dormir.
 
O alerta também se estende a praticamente todo o Estado. Já o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), aponta que a temperatura máxima desta segunda poderá ser de 39ºC. Para terça-feira (09), a previsão é de 23ºC de mínima e 38ºC de máxima.
 
A chuva não deve dar as caras tão cedo em Cuiabá, já que a probabilidade é menor que 5%. As altas temperaturas seguem até o final de semana. Além do uso de protetor solar e beber bastante água, os meteorologistas recomendam também evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10 horas e as 16 horas.
 
Também é recomendado evitar lugares aglomerados e usar soro fisiológico nos olhos e narinas. A baixa umidade pode fazer com que alguns sofram com sangramento de nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos.
 
A OMS (Organização Mundial da Saúde) avalia que a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa 'estado de atenção'. Abaixo de 20% representa 'estado de alerta'. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em 'estado de emergência'.
Imprimir