Imprimir

Notícias / Política MT

Sem previsão de propaganda na TV, Justiça Eleitoral oficializa Lucimar com maior tempo no rádio

Da Redação - Jardel P. Arruda

Sem previsão de programa eleitoral em televisão, a Justiça Eleitoral oficializou os tempos e a ordem da propaganda no rádio em Várzea Grande, com a candidata à reeleição a prefeita, Lucimar Campos (DEM), tendo maior tempo de programa eleitoral gratuito no município. Com a coligação “Avançar Para Melhorar” (PP, PTB, PMDB, PR, PPS, DEM, PRTB, PHS, PSB, PRP, PSD, PCdoB e PTN), ela conseguiu 4 minutos e 56 segundos, de um total de 10 minutos de programa.

Leia mais:
Procurador Mauro tem 15 segundos na TV e abre horário eleitoral; Pinheiro tem maior tempo

O segundo maior tempo ficou para a coligação “Várzea Grande de Todos Nós” (PSDB, PTC, REDE, PSDC, PV, PROS, PT, SD, PMN, PTdoB e PRB) encabeçada pelo candidato Willian Cardoso (PSDB), com 3 minutos e 45 segundos. A chapa “Mudança com Segurança” (PSB, PMB, PDT e PN), de Pery Taborelli (PSC), terá 54 segundos e a chapa pura do PSOL vai dispor de 21 segundos para mostrar o candidato Milton Dantas (PSOL).



A propaganda começa no dia 26 de agosto e o sinal será gerado pela Rádio Industrial, sediada em Várzea Grande. No primeiro dia, a coligação de Lucimar vai abrir o bloco, seguida pela chapa de Taborelli, Willian Cardoso e depois Milton Dantas. A cada dia subsequente a ordem é alterada automaticamente e o programa do último candidato do dia anterior se torna o primeiro.

A ordem foi definida através de sorteio. Estudantes da rede pública, das escolas Dunga Rodrigues e Salin Nadaf, ambas de Várzea Grande tiraram envelopes lacrados com o nome das coligações de uma urna de acrílico transparente.



Este ano, os programas terão duração de 10 minutos – ao invés da meia hora de duração das eleições anteriores – e serão apenas para os candidatos a prefeito. Antes, os programas eram intercalados, sendo um dia para a disputa da prefeitura e o dia seguinte para a disputa das câmaras municipais.

 Os postulantes às cadeiras de vereadores aparecerão apenas nas inserções que são veiculadas ao longo do dia, durante a programação normal das emissoras. Além disso, os candidatos a prefeitos terão direito a 60% das inserções e os candidatos a vereador ficarão com 40%.

Pedido de TV

As coligações de dois dos três candidatos a prefeito pela oposição em Várzea Grande, Willian Cardoso e Pery Taborelli, fizeram pedido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para uma emissora de TV de Cuiabá ser designada a transmitir a propaganda eleitoral gratuita no município.

Como nenhuma emissora de televisão é sediada na cidade, a Justiça Eleitoral não garante automaticamente programas na TV. Contudo, Várzea Grande é o segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso, atrás apenas da capital Cuiabá. Em 2012, os TRE designou uma emissora para geral o sinal.

“Nossa legislação é bem clara. Programa eleitoral gratuito somente onde tiver emissora. Em Várzea Grande não tem emissora, então convocamos o plano de mídia só para as rádios. Todavia, existem dois procedimentos aqui no Tribunal, tramitando, solicitando que seja disponibilizado programa de televisão também para Várzea Grande”, explicou o juiz da 58ª eleitoral José Luiz Lindote, de Várzea Grande.

Os dois pedidos foram protocolizados junto ao TRE no dia 15 de agosto e são relatados pelo juiz eleitoral Ricardo Gomes de Almeida. Segundo Lindote, caso o pedido seja deferido, é provável que a segunda emissora em audiência da Capital assuma a reponsabilidade de transmitir o programa de Várzea Grande. “Normalmente, a escolha da TV, se o Tribunal não determinar qual, deve ser a segunda em audiência em Cuiabá”, explicou o magistrado.
Imprimir