Imprimir

Notícias / Economia

Equipe técnica da Sicme orienta grupo de Aripuanã

Da Redação/Com Assessoria

A presidente da Câmara Municipal de Aripuanã, município a 1.002 quilômetros de Cuiabá, Seluir Peixir e um grupo de vereadores se reuniram nesta segunda-feira (02.03), com o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf para cobrar uma posição do Governo do Estado sobre os investimentos do Grupo Votorantim na região. “Ainda durante a reunião fizemos contato com o diretor executivo do Grupo que ficou de passar o cronograma de investimentos para a região. A expectativa é que tenhamos este retorno até o fim da tarde”, explicou Nadaf.

Eles também solicitaram a articulação do secretário junto ao Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (Senac) e outras entidades para aumentar o número de cursos de qualificação oferecidos no município. “Um profissional qualificado tem mais oportunidade de emprego e com isso gera mais renda para o município e melhora a qualidade de vida da população. Este é nosso principal objetivo”, diz Seluir.

Com 25 mil habitantes, Aripuanã tem a economia voltada para a indústria e comércio. De acordo com os vereadores há muitas pequenas indústrias de transformação na região. Nadaf sugeriu que o município crie uma secretaria de Indústria, Comércio, Bens e Serviços para fomentar estes setores e, especialmente para buscar novos investimento para a região.

A equipe técnica da Sicme aproveitou para divulgar os serviços oferecidos tanto pela secretaria, como também pelas vinculadas como o Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT), Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), MT Gás, MT Fomento e Metamat. Nadaf falou ainda sobre os programas como Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) e Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Fundeic).

O turismo também movimenta bastante Aripuanã que possui vegetação densa e fartura de peixes no rio Aripuanã. As cachoeiras de Andorinhas e Dardanellos são pontos turísticos imperdíveis para quem visita a região. Possui balneários para banho e escorregadores naturais onde não só as crianças se divertem, mas os adultos também. Vale ressaltar ainda que foi ponto de desbravamento na década de 40 pelo Projeto Rondon.

Imprimir