Imprimir

Notícias / Cidades

Após cirurgia de catarata, dona de casa vê pela primeira vez o rosto da neta

Da Redação - Lázaro Thor Borges

A dona de casa Jane Paz de Souza, 53 anos, vivia há sete anos no escuro. “Um dia eu acordei e já não tinha os dois olhos para voltar a uma vida tranquila. enxergava mais nada”, conta. A falta de oportunidade a impediu de fazer a cirurgia de catarata que era necessária. Somente na região onde mora, no município de Peixoto de Azevedo (a 690 Km de Cuiabá), a cirurgia de catarata custa, em média, R$ 3 mil.

Leia mais:
Caravana da Transformação zera lista do SUS em cirurgias de catarata e pterígio


Jane  começou a se livrar da cegueira na última quarta-feira (07) quando operou da catarata. Na quinta-feira (08) ela opera o segundo globo ocular. A dona de casa é uma das que se concentrava desde as cinco horas da manhã em uma grande fila na Vila Olímpica, em Peixoto de Azevedo, a espera do início dos trabalhos da Caravana da Transformação.

A ação é uma iniciativa do governo do Estado que atende atualmente a moradores de 20 municípios da região. Segundo o secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo Oliveira, a estimativa é de que sejam realizadas 2 mil cirurgias oftalmológicas.

Por conta do resultado da intervenção cirúrgica a primeira coisa que dona Jane fez ao chegar em casa foi olhar o rosto da neta mais nova, Steffany, de quatro anos de idade, a quem chama carinhosamente de Teté. “Ela tem quatro anos e já tem sete que eu não enxergo. Então, eu nunca tinha visto o rostinho dela. É uma emoção muito grande. Ela se parece comigo”, emocionou-se.

Além das cirurgias de catarata, os organizadores também oferecem cirurgias de pterígio e yag laser. A caravana também possui serviços de cidadania. Equipes da Escola Técnica de Alta Floresta (ETE), parceira no evento, estarão à disposição para aferição de pressão arterial, realização de exames de glicemia, pesagem e cálculo de IMC e orientações gerais em saúde.

Outro ponto forte da Caravana da Transformação são os serviços de cidadania, que contam com a parceria de
todas as secretarias estaduais. Para a segunda edição, entre outras coisas, estará disponível a emissão de documentos, confecção de CPF, RG, Carteira do Pescador Amador e Carteira de Trabalho. Também haverá orientações sobre o combate à violência contra a mulher, encaminhamentos para vagas de emprego via programa Emprega Rede e muitos outros.

Sucesso na primeira edição de Caravana e de volta na segunda, serão os serviços de corte de cabelo, design de sobrancelha, penteados e maquiagens, fruto de parceria com o Galvan Cabeleireiros, de Cuiabá.
Imprimir