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Ensino fundamental estadual supera metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Da Redação - Naiara Leonor

A rede de ensino estadual recebeu avaliação positiva em dois ciclos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano de 2015, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com os dados, Mato Grosso avançou e superou em 0,5 ponto as metas previstas pelo Mec para os anos iniciais do ensino fundamental, enquanto que os anos finais superaram em 0,4 ponto a meta. Apenas o ensino médio não alcançou o esperado, o que o Estado atribuiu a evasão e reprovação.

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Conforme os resultados, no ensino fundamental anos iniciais, a rede estadual superou a meta estabelecida pelo MEC, que era de 4,9, alcançando a nota 5,6. Esta nota é 0,5 ponto superior ao índice alcançado em 2013, que foi de 5,1. O desempenho do ensino fundamental 2 também foi positivo no estado. A meta para o Ideb 2015 era de 4,1 e a rede alcançou a nota de 4,5.

Já nos anos finais do ensino fundamental, a meta prevista era de 4,1 pontos e a rede ficou com 4,5 – evoluindo 0,3 pontos com relação à análise de 2013. Além de Mato Grosso, apenas quatro estados avançaram nesta meta: Goiás, Ceará, Amazonas e Pernambuco.

No ensino médio, apesar de ficar abaixo da meta estipulada pelo MEC, a rede estadual avançou de 2,7 pontos para 3,0. A meta estipulada para 2015 era de 3,5.

Para o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marco Marrafon, os resultados positivos são um avanço. “As políticas que o governo vem implementando desde 2015 apresentam os primeiros sinais, mas agora precisamos dar novos passos e colocar Mato Grosso no topo da cadeia nacional”, analisa. 

De acordo com ele, a Seduc está preparando um novo projeto, o chamado Pró-Escolas que contemplará os eixos Estrutura, Ensino e Inovação, e será lançado nas próximas semanas. “Estamos trabalhando para melhorar a estrutura escolar, propiciando uma grande mudança na rede”, assegura.

Sobre o plano pedagógico, o secretário-adjunto de Política Educacional da (Seduc), Edinho de Sousa, afirma que os resultados apresentados pela rede estadual nos anos iniciais e finais do ensino fundamental demonstram que são positivas as políticas públicas implantadas, com foco na alfabetização e letramento. “Além disso, nesta faixa etária os pais são mais presentes na vida escolar dos filhos e cobram mais das crianças um resultado positivo na sala de aula”, sustenta.

O secretário destaca ainda o comprometimento dos professores e demais profissionais da educação e o trabalho desenvolvido pelos Cefapros, Assessorias Pedagógicas e gestão das escolas para os bons resultados.

Sobre o desempenho no ensino médio na rede estadual, Edinho diz que entre os fatores que influenciam os resultados estão a evasão e a reprovação, ocasionados por motivos ligados a contextos diversos. “A necessidade de trabalho e renda é um aspecto importante do abandono da escola. Um olhar mais aprofundado revela que o jovem desiste dos estudos também por falta de estímulo. Neste contexto, é preciso que a escola e o currículo sejam atrativos”, afirma Edinho, destacando que a reprovação, seja por falta de conhecimento ou desistência, é uma questão que preocupa e que precisa ser superada.

Sobre as metas para 2017, ele frisa que o estado tem capacidade para alcançá-las, desenvolvendo políticas públicas que façam as escolas estarem preparadas para receber a avaliação e se tornem mais atrativas para os alunos. “A Seduc também está investindo na ampliação de projetos ligados à tecnologia, educomunicação e protagonismo juvenil com o objetivo principal de melhor a educação e permanência dos alunos em sala”.

O que é

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos, foi criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e das redes de ensino no Brasil. Ele é calculado com a combinação de dois conceitos educacionais importantes: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. 

As provas que avaliam os estudantes são a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia, por amostragem, alunos do 5º e 9 º anos do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio, em matemática e português, de escolas públicas e particulares. Já a Prova Brasil é um exame nacional de português e matemática aplicado ao 5º e 9 º anos de escolas públicas. 

O resultado que se pretende

A meta do Plano de Desenvolvimento da Educação é que o Ideb do Brasil seja 6 em 2022. Esta média é um padrão definido como aceitável para os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o clube das 34 nações mais desenvolvidas. 

Com os resultados, o governo determina metas para a educação e planeja a distribuição de recursos. Além disso, diretores e professores ficam sabendo como está o trabalho e podem promover mudanças. Os dados demonstram o resultado da turma e ajudam professores a analisar em que nível de aprendizado os estudantes se encaixam. Para cada nível, o MEC sugere o assunto que o aluno deveria dominar.
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