Imprimir

Notícias / Política MT

Pedro Taques 'mira' em Procurador Mauro e chama propostas do socialista de ‘utópicas’

Da Redação - Laíse Lucatelli

O governador Pedro Taques (PSDB) mirou no candidato do PSOL à Prefeitura de Cuiabá, Procurador Mauro, durante evento da campanha de Wilson Santos (PSDB) esta semana. Ele tachou as propostas do socialista de “utópicas” e avaliou que o eleitorado dele são pessoas que rejeitam os políticos.

Leia mais:
Na TV, Pedro Taques pede votos para Wilson Santos e tacha adversários de corruptos ou ‘aventureiros’; assista
 

“Hoje as pessoas têm nojo de político, porque os políticos devem muito à sociedade. A votação do Procurador Mauro – e vamos fulanizar a conversa –, muito ou quase tudo são pessoas que têm nojo de político. Mas nós não podemos viver sem políticos. Nós temos que expurgar os políticos que não prestam”, discursou o governador.

Ignorado pelos adversários em eleições anteriores, o procurador da Fazenda Nacional agora lidera a maioria das pesquisas de intenções de voto, e tem grande probabilidade de chegar ao segundo turno das eleições, o que o coloca na mira. Porém, o principal alvo do governador nesta campanha continua sendo o PMDB do candidato Emanuel Pinheiro, alvo dos discursos contra a corrupção, sempre recheados de menção ao governo de Silval Barbosa (PMDB), preso há mais de um ano.

Durante o evento, que contou com a presença de secretários de Estado e servidores públicos, na noite de quarta-feira (21), Pedro Taques externou seu receio de que a cidade possa ser gerida por representantes “que apresentam em período eleitoral propostas utópicas, como a estatização do transporte coletivo”.

A declaração foi uma referência à principal proposta do Procurador Mauro, que quer municipalizar o transporte público. O plano do socialista é começar com uma intervenção nas três empresas de ônibus e também na Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU). Atualmente, operam em Cuiabá a Pantanal Transportes, a Expresso Norte Sul, e a Integração Transportes.

A intervenção e a retomada são cogitadas porque se trata de um serviço público concedido pelo município à iniciativa privada. Em uma segunda etapa, o candidato pretende criar uma empresa pública de transporte urbano, para substituir as empresas privadas no prestação do serviço à população. Atualmente, a passagem de ônibus em Cuiabá custar R$ 3,60.

Em ocasiões anteriores, Pedro Taques já havia alfinetado o Procurador Mauro de forma velada, sem fazer referências explicitas às propostas dele. “Outros querem entrar na prefeitura para fazer aventuras, e não podemos deixar que aventureiros cuidem da saúde pública, da educação”, disse Taques em programa eleitoral da campanha de Wilson exibido há cerca de dez dias. 
Imprimir