Imprimir

Notícias / Política MT

Renato afirma que transporte público será prioridade para melhorar mobilidade

Da Redação - Jardel P. Arruda

O candidato Renato Santtana (REDE) afirmou que enfrentar os problemas do transporte coletivo será prioridade em uma eventual gestão como prefeito de Cuiabá. A declaração foi concedida em entrevista ao MTTV 1ª Edição, na TV Centro América, nesta sexta-feira (23).

Leia mais:
Chamado de “laranja”, Renato Santtana move ação na Justiça contra Julier Sebastião

“Quero fazer no primeiro dia, enfrentar a questão do transporte coletivo. Enfrentar a questão do transporte coletivo. Para nós, fazer mobilidade urbana é fazer transporte coletivo”, disse o candidato. “Tem que chamar as empresas e falar ‘vamos cumprir os contratos’”, completou Renato. Atualmente, as empresas trabalham em Cuiabá com contratos precários, sem a realização de licitação.

De acordo com ele, ao atacar os problemas do transporte coletivo, irá promover melhorias em mobilidade urbana, saúde e segurança pública com uma “única” ação. Pois, segundo Renato, com um serviço de qualidade, as pessoas passarão a usar mais os coletivos, o número de carros vai diminuir, dando fluidez ao trânsito, bem como haveria menos acidentes.

Esse último fato diminuiria os gastos com Pronto-Socorro, visto que mais da metade das entradas na unidade são de vítimas do trânsito, bem como reduz a necessidade de viaturas de polícia e bombeiros serem acionadas para estes assuntos.

“Estamos trazendo ferramentas do século XXI. Os candidatos que estão aí fazem tudo departamentalizado (sic), pensam separado segurança, saúde e educação. E não resolvem o problema. Segurança, saúde e educação estão interligados. Quando fizermos mobilidade estamos fazendo segurança direta, estamos fazendo saúde direta”, afirmou.

O candidato ainda falou da necessidade de planejar a cidade em conjunto com a população. A participação da sociedade de forma direta é colocada como uma das principais propostas do candidato, que quer um aplicativo para o cidadão entrar em contato direto com o gestor.
Imprimir