Imprimir

Notícias / Política MT

Boca de urna, compra de voto e desacato resultam em 43 ocorrências e 18 detenções

Da Redação - Arthur Santos da Silva/ Da Reportagem Local - Viviane Petrolli

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso registrou 43 ocorrências relacionadas ao pleito eleitoral nos 141 municípios do Estado.  A informação foi divulgada pela desembargadora Maria Helena Povoas, presidente do órgão, no início da tarde deste domingo (2).  No total, foram registradas 18 detenções, sendo uma prisão de candidato, Ivo Martins Santana (DEM), que concorre à prefeitura da cidade de São Pedro da Cipa, pelo crime de compra de votos.


Leia Mais:
TRE e Polícia Federal contabilizam prisões por compra de votos

Os crimes que resultaram nas prisões, registrados até o momento, versam sobre a boca de urna, desobediência e lesão corporal, além de compra de votos. Entre as cidades das ocorrências estão Várzea Grande, Poxoréu  Cáceres.

A presidente confirmou ainda que são realizadas rondas com carros descaracterizados  para que os crimes sejam flagrados. 

Conforme divulgado na última quarta-feira, um efetivo de 4.479 profissionais das forças de Segurança Pública do Estado (Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Bombeiros e Politec) estão atuando nos 1.479 locais de votação em Mato Grosso.

O “Cadeião”, local onde são encaminhados os infratores está funcionando no Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MT). O plano de ações integradas que reúne também o Exército e as polícias Federal e Rodoviária Federal.

Foram flagrados ainda os seguintes crimes: tentativa de transporte ilegal de eleitoras, compra de votos e entreveros entre candidatos rivais e cabos eleitorais.  Um carro foi com uma maleta de dinheiro.

Um eleitor foi preso em Várzea Grande por tirar foto na urna.


*Corrigida às 14h12
Imprimir