Imprimir

Notícias / Cidades

Piloto morto em queda de avião agrícola perdeu irmão em acidente com aeronave do mesmo modelo

Da Redação - André Garcia Santana

A queda de um avião agrícola que vitimou o piloto Paulo Gilberto Formehl, de 31 anos, será apurada pelo Centro de Investigação e Prevenção de acidentes aeronáuticos, que enviará à Ipiranga do Norte (390 km de Cuiabá), uma equipe vinda de Brasília. O acidente foi registrado na tarde de sexta-feira (8), em uma fazenda próxima a cidade. Em 2013, o irmão da vítima, Claudio Formehl, de 24 anos, usava um avião modelo Ipanema, o mesmo utilizado por Gilberto, para passar defensivos em lavouras, quando caiu em uma reserva florestal na região.

Leia mais:
Queda de avião agrícola deixa um morto; causas do acidente são apuradas

De acordo com o site Só Notícias, funcionários relataram à Polícia que o piloto tinha reabastecido a aeronave, estava passado defensivo agrícola na plantação e não havia retornado. Pouco tempo depois o avião foi encontrado caído e completamente danificado em uma área limpa, no meio da plantação. Um dos funcionários plantava em uma área próxima onde ocorreu o acidente, e teria visto o momento da queda.

O Corpo de Bombeiros de informou que profissionais de Sorriso estiveram na propriedade rural para realizar a retirada da vítima, que ficou presa às ferragens. O sepultamento de Gilberto acontecerá, hoje, às 15h, no cemitério local.

No caso de Claúdio Formehl, à época foi necessário abrir uma picada na mata para chegar até o local do acidente. Claudio foi socorrido, inicialmente, por funcionários da fazenda e levado a Sorriso (418 km de Cuiabá), em uma caminhonete, até encontrar a viatura dos bombeiros que estava indo prestar socorro. Porém, não resistiu aos ferimentos e teve falência múltipla dos órgãos.

Este é o segundo acidente com avião agrícola na região, com vítima fatal, em menos de 40 dias. No último dia primeiro de setembro, uma aeronave caiu na mata de uma fazenda em Sorriso e morreram os pilotos Maurício Seger, 39 anos (que residia em Sinop) e Dari Lorival Zimmermann, 44 anos, que morava em Sorriso.
Imprimir