Imprimir

Notícias / Cidades

Lucimar, servidores e esposas de Welligton Fagundes e Carlos Fávaro fazem ato por prevenção ao câncer

Da Redação - Lucas Bólico

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), acompanhada de Mariene Fagundes e Claudinéia Fávaro, respectivamente esposas do senador Wellington Fagundes (PR) e do vice-governador Carlos Fávaro (PSD), fez uma ação especial para alertar sobre a necessidade de prevenção aos cânceres de mama e colo uterino. O ato faz parte da programação da campanha internacional do ‘Outubro Rosa’.

Leia também:
Orquestra Sinfônica da UFMT faz show de abertura da campanha Outubro Rosa em Igreja na prainha
 
Centenas de mulheres, servidores públicos e entidades pertencentes à sociedade civil organizada participaram da 2º edição do ‘Abraço Rosa” voltado para integração e conscientização sobre o tema. O evento ocorreu na quinta-feira (13), em frente ao Paço Couto Magalhães com união e parceria de todas as Pastas da Administração Pública. 
 
“Várzea Grande com este ato de abraçar a causa, também abraça  o povo solidário e receptivo do município,  que está  sempre disposto  a ajudar o próximo. Estamos também abraçando iniciativas de trabalho voluntário em prol da saúde alheia e entidades que trabalham para esta finalidade. Durante todo o mês de outubro, as nossas Unidades de Saúde  realizam diversas ações para reforçar a prevenção ao câncer e queremos com isso sensibilizar as pessoas sobre os cuidados, que devem manter de forma permanente com a própria saúde”, ressaltou  a prefeita. 
 
A prefeita ainda ressaltou que o ‘Abraço Rosa’ simboliza solidariedade, amor, respeito, consciência e prevenção que são conceitos que a sociedade moderna adotou para combater de igual para igual uma das maiores doenças que vitimam as mulheres. Representando o secretário municipal de Saúde, Luiz Soares, a médica ginecologista Aline Bruehmueller  Ale,  destacou a importância do ato. “A priori começou essencialmente a prevenção ao câncer de mama, mas nós estendemos para uma série de patologias que visam evitar um mal maior. Durante todo este mês teremos um atendimento diferenciado nas Unidades de Saúde para consultas, agendamentos de mamografias e coletas de preventivos do colo de útero”. 
 
Maria das Graças Menezes, 52 anos, disse que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal incurável e inevitável.  
 
P Centro Integrado da Mulher (CIM) está desenvolvendo atividades da Campanha ‘Outubro Rosa’ com palestras sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama e de colo de útero, tratamento, direitos previdenciários e assistenciais, planejamento familiar e métodos contraceptivos. O CIM dispõe de médicos ginecologista e oncologista para atender na unidade durante o ano inteiro. Nesse mês da campanha, os atendimentos foram ampliados para alertar mulheres sobre a importância da prevenção para evitar o câncer de mama e também o câncer de colo de útero.
 
O ‘Abraço Rosa’ contou com a fanfarra da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dirce Leite de Campos e o coral da EMEB Salvelina Ferreira da Silva. O coral formado por servidoras públicas encerrou o evento com as canções ‘Prepara,’ adaptada ao tema, e ‘Abraça-me’. As informações são da assessoria de imprensa. 
Imprimir