Imprimir

Notícias / Cidades

Ações da 'Lei Seca' serão reforçadas e 'Amarelinhos' ganham novos etilômetros da capital

Da Redação - André Garcia Santana

Com foco inicial nas principais vias da Capital, a fiscalização de trânsito se intensificará a partir desta semana. Os trabalhos ganham força com a aquisição de oito motos e quatro aparelhos etilômetros, utilizados na realização de testes do bafômetro, pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Os itens foram entregues na manhã desta quarta-feira (19), e deverão, além de melhorar as condições de trabalho dos agentes, tornar sua atuação mais célere, aprimorando a política de fiscalização do município e aperfeiçoando ações como a Lei Seca, por exemplo.

Leia mais:
Apreendidas em estacionamento irregular, motocicletas 'lotam' caminhão guincho da Semob

Para o  titular da Pasta, Thiago França, apenas a conscientização não basta, por esse motivo  fiscalização, que faz parte das exigências feitas pelo Código de Trânsito, integra um contexto para transformações na realidade do trânsito na cidade. “Não é a Prefeitura por si só que gosta de fiscalizar, é um processo natural com prerrogativa no Código de Trânsito Brasileiro. Há ações de educação e conscientização, mas também é necessária a fiscalização para que haja uma mudança efetiva de comportamento.”

A necessidade de mudanças faz-se evidente pelas estáticas que apontam Cuiabá como a capital do Centro-Oeste com o maior índice no consumo de bebida alcoólica. Além disso, ao lado de Boa Vista (RR), a cidade liderou um ranking nacional no qual os motoristas assumiram beber e dirigir. “O grande nó no trânsito brasileiro é comportamental, infelizmente o trânsito só muda quando as pessoas mudarem também. Cada um de nós é responsável dentro desse processo”, disse.

De janeiro a outubro deste ano as blitz da Lei Seca resultaram em 22.624 testes do bafômetro realizados, 90 veículos removidos, 414 CNH’s recolhidas e 74 motoristas foram presos em flagrante por dirigirem bêbados. Os números são da Secretaria de Estado de Segurança (Sesp) e ultrapassam os registrados em 2015 quando foram menos 774 testes de alcoolemia foram feitos. O trabalho, realizado em parceria com o Governo do Estado, Polícia Militar e Polícia Civil, será ampliado e avançará para pontos estratégicos no município.

 “A violência no trânsito é uma realidade e só vamos conseguir mudar essa realidade fazendo o enfrentamento. Queremos aperfeiçoar a Lei Seca, ampliar a nossas operações em pontos estratégicos da cidade, durante a semana. Vamos intensificar isso em parceria com o Batalhão de Trânsito, pra que a gente possa combater essa combinação perigosa de álcool e volante”, explicou o secretário.

Ele rebateu as críticas a uma suposta “indústria da multa”, Thiago lembrando o papel da sociedade no trânsito. Deste modo, para além dos investimentos em fiscalização, educação, sinalização e conscientização, é preciso que o cidadão esteja integrado a este processo e respeite as leis, fazendo sua parte ao volante. “Cuiabá nunca esteve estão bem sinalizada e nunca recebeu tantas intervenções viárias como binários, rotatórias, conversões livres. De nada disso adianta se não houver comprometimento por parte da sociedade que precisa aprender a respeitar”
Imprimir