Imprimir

Notícias / Mundo

Nave chega à Estação Espacial Internacional com 2,5 t de alimentos

G1

Uma nave de carga não tripulada operada pela empresa americana Orbital ATK chegou neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), transportando 2,5 toneladas de alimentos e provisões para os 6 astronautas que vivem em órbita.

A astronauta americana Kate Rubis e o astronauta japonês Takuya Onishi comandaram a operação para acoplar a nave de carga Cignus à estação espacial mediante um braço robótico.

"A captura está finalizada", disse Onishi após realizar a conexão da nave de carga à ISS, às 11h28 GMT (9h28 de Brasília).

A nave espacial foi lançada em 17 de outubro do centro Wallops Flight Facility da Nasa, na Virgínia, marcando o primeiro lançamento do renovado foguete Antares da Orbital depois que uma versão anterior colidiu logo que decolou, há dois anos.

A nave permanecerá acoplada à estação espacial até novembro. Os astronautas a carregarão com resíduos antes de enviá-la de volta para ser queimada na atmosfera terrestre em seu retorno.

Três cosmonautas russos, dois astronautas americanos e um japonês habitam atualmente a estação espacial, que tem o tamanho de uma casa de seis quartos e completa uma volta ao redor da Terra a cada 90 minutos.

 
Imprimir