Imprimir

Notícias / Mundo

Queda de avião em aeroporto de Malta deixa franceses mortos

G1

Aeronave caiu logo após a decolagem.
Voo monitorava rotas de tráfico de tráfico e de migrantes.

Cinco franceses morreram na queda de um avião de pequeno porte no aeroporto internacional deMalta, na manhã desta segunda-feira (24).

De acordo com a Associated Press, a aeronave partia para um sobrevoo sobre a costa da Líbiapara monitorar rotas de tráfico de migrantes, a pedido do governo francês.

O governo maltês informou que o voo iria monitorar rotas de tráfico de drogas e de migrantes. O aeroporto é um dos pontos de partida para as dezenas de milhares de migrantes que pagam contrabandistas para fazer a travessia do Mediterrâneo até a Europa.

Os jornais malteses explicaram que a aeronave caiu por volta das 3h30 (horário de Brasília), pouco depois de ter decolado da pista. Algumas testemunhas dizem que viram uma densa fumaça preta no momento da queda.

O governo de Malta afirmou que a operação aduaneira francesa começou há cerca de cinco meses. O aeroporto é usado devido à proximidade da Líbia.

O avião, um Metroliner, foi registrado nos Estados Unidos e alugado a uma empresa luxemburguesa, segundo a CNN.

Em um primeiro momento, a imprensa local informou que o avião era utilizado pela Agência Europeia para a Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Exteriores (Frontex) e ia para Misurat, na Líbia. "O voo não tem qualquer vínculo com as atividades da UE", afirmou no Twitter a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, segundo a France Presse.

O aeroporto foi fechado por quatro horas, enquanto os destroços foram retirados do local, atrasando mais de uma dúzia de voos, de acordo com um aviso no site do aeroporto.


 
Imprimir