Imprimir

Notícias / Cidades

Lei obriga mototaxistas a fornecer toucas descartáveis a passageiros

Da Redação - Isabela Mercuri

Os moto taxistas devem, a partir de agora, fornecer toucas descartáveis aos passageiros. Isso é o que diz o texto da lei proposta pelo vereador Adevair Cabral (PSDB), e aprovada no último dia 17 de outubro. A lei foi publicada no Diário Oficial no dia 20.

Leia mais:
Mototaxista de 60 anos morre após cair em estrada vicinal no interior
 
Pra o mototaxista José dos Santos Oliveira Junior, que trabalha para a Coxipó Mototaxi, a iniciativa é boa. “Nós já distribuímos essas toucas há uns quatro anos, mas normalmente os clientes não aceitam, principalmente os homens”, conta. Para ele, essa é uma forma mais higiênica de trabalhar.
 
Segundo a lei, o uso ou não da touca é facultativo, e quem decide se quer é o cliente. No entanto, é obrigatório que as empresas forneçam toucas descartáveis, específicas para proteção dos cabelos e que evite contato direto com o capacete.

Além disso, o artigo 3° especifica que as toucas devem ser adequadas para o uso no calor cuiabano.
 
Cícero Guerra, mototaxista há quatro anos, não sabia da obrigatoriedade. “Ouvi algumas pessoas falarem, mas não sabia não. (...) Sem sombra de dúvida será um prejuízo, mas se é lei tem que cumprir, né”, comentou com o Olhar Direto via telefone.
 
O descumprimento da lei, que passa a funcionar noventa dias após sua publicação, pode acarretar em multa e até suspensão ou cassação de alvará de funcionamento.
Imprimir