Imprimir

Notícias / Cidades

Moradores registram estragos causados por chuva de granizo que derrubou postes e árvores; veja fotos e vídeos

Da Redação - André Garcia Santana

Uma chuva de granizo registrada no final da manhã desta quarta-feira (2), assustou os moradores da cidade de Campo Novo do Parecis (444 km de Cuiabá). Os estragos causados pelo fenômeno foram registrados por usuários do Facebook, que aproveitaram o espaço para compartilhar imagens com os danos causados em residências e estabelecimentos comerciais.

Leia mais:
Temporal causa estragos e moradores registram redemoinho e chuva de granizo veja vídeo

Pela cidade também é possível observar os estragos causados pelo temporal, que arrancou árvores, quebrou vidros e portões e derrubou postes. Um vídeo feito por um usuário mostra o momento em que o granizo começa a cair no quintal de sua residência. O fenômeno consiste na  precipitação de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo.

A probabilidade de que continue chovendo na região é de 90% de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A previsão é de que ao longo da tarde, além das pancadas de chuva, também sejam registradas trovoadas. A temperatura, no entanto, deve continuar alta, com máxima de 33° e a umidade do ar é de 88%.

Essas pedras, compostas por água no estado sólido, medem entre 5 e 200 mm de diâmetro e podem pesar mais de 0,5 kg. Os pedaços maiores provenientes de tempestades mais severas. O granizo se forma em grandes nuvens de tempestade, particularmente naquelas com correntes ascendentes e intensas, com alto conteúdo de água líquida, grande extensão vertical, gotas de água de grande porte e onde uma boa parte da camada de nuvem tenha temperatura abaixo de 0°C.

Veja vídeo:
 
Vídeo: Willian Tessaro
Imprimir