Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro Mendes afirma que Valtenir é “bobo”, Emanuel diz que deputado foi inoportuno

Da Redação - Jardel P. Arruda

As declarações do deputado federal Valtenir Pereira (PMDB) sobre o prefeito Mauro Mendes (PSB) ter supostamente fugido das eleições após ver o grupo formado em torno do prefeito eleito Emanuel Pinheiro (PMDB) foram mal digeridas tanto pelo atual quanto pelo próximo gestor municipal de Cuiabá. Enquanto um deles o considerou inoportuno, o outro classificou Valtenir como “bobo”.

Leia mais:
Para Valtenir, Emanuel venceria até Mendes e foi a candidatura do PMDB que provocou desistência de prefeito

“Não sei se o Valtenir fala isso porque é bobo, ou se é bobo porque acredita nisso”, rebateu prefeito Mauro Mendes (PSB), na quinta-feira (03), com um sorriso de quem acaba de ouvir um desaforo e ainda tem dificuldades de assimilar a informação.

Mauro desistiu de tentar ser prefeito por mais quatro anos no penúltimo dia antes do prazo para definição dos candidatos, a pedido da família, sem dar muitos detalhes da motivação. Dias depois, em entrevistas, ele explicou que precisava voltar a focar nos negócios após um dos seus grupos de empresas entrar em recuperação judicial.

Contudo, com a vitória de Emanuel Pinheiro sobre Wilson Santos (PSDB), o candidato apoiado pelo grupo de Mauro Mendes, Valtenir disparou que Mauro “pensou duas vezes e acabou desistindo” após não conseguir montar uma chapa com um vice forte e com apoio de todos da aliança. A opinião teria sido formada através da observação dos bastidores da campanha.

Entretanto, nem mesmo o prefeito eleito gostou da declaração. Emanuel Pinheiro, na primeira reunião com Mauro Mendes (PSB), já se colocou como continuidade no estilo de administração, que equilibrou responsabilidade fiscal e aprovação popular e busca aproximação para facilitar a transição. Além disso, ele é amigo de Mauro, de quem já foi coordenador de campanha.

“Acho que foi uma declaração inoportuna. O Valtenir é meu amigo, foi um grande companheiro, parceiro nos bairros, nas ruas de Cuiabá e muito humilde. Um deputado federal que estava construindo a candidatura quando meu nome foi lançado e teve toda humildade para recuar. Mas não cabe essa análise. Ela é inoportuna e vou conversar com ele a respeito disso”, concluiu Emanuel.

Valtenir Pereira já foi correligionário de Mauro Mendes no PSB. Antes do ingresso do atual prefeito de Cuiabá na sigla, o deputado federal era o presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro. As brigas com o grupo liderado por Mauro e a disputa por poder dentro do partido levaram Valtenir a sair da sigla e trabalhar na fundação do PROS em Mato Grosso, em 2013. Após, ele ainda passou passou pelo PMB, e este ano se filiou ao PMDB.
Imprimir