Imprimir

Notícias / Educação

Vencendo doenças e dúvidas da juventude, candidatos ignoram "portão" e fazem o Enem; veja fotos e vídeo dos “atrasados”

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Por vezes ser vítima de uma doença que afeta a capacidade física não é o suficiente para o fim de um sonho. Gabriel Aguiar, 19 anos, futuro psicólogo, sofreu uma inflamação na medula em 2014, perdendo o movimento das pernas. Dois anos depois, ele esteve presente na Prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é o curso de psicologia em uma universidade particular. Vencendo o entrave de se locomover numa cadeira de rodas, o teste deste sábado (05), na Universidade de Cuiabá (UNIC), não será um obstáculo.

Leia mais:
Mesmo após desocupação, quase 700 alunos de Mato Grosso terão prova do ENEM adiada

“É meu segundo Enem, eu quero psicologia na particular. Terminei meu terceiro ano no ano passado, é minha segunda prova do Enem. Só estudando em casa mesmo, pela internet. Estudei metade do ano, porque eu estava na fisioterapia intensiva também”. Gabriel explicou ainda que a Inflamação na medula não atrasou o estudo, um sonho desde quando pequeno.

(Gabriel Aguiar, 19 anos)

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 teve 8,647 milhões de inscrições confirmadas. Neste sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. A grande maioria dos inscritos, ainda segundo o MEC, é composta por jovens até 23 anos.   

É o caso de Fernanda Letícia, 20 anos. Ela explica que mesmo com a pouca idade, já iniciou um curso superior. Porém, as dúvidas sobre o futuro fazem repensar as escolhas. “Quero fazer arquitetura, esse é meu terceiro Enem. Eu comecei o curso de design de interiores, mas agora eu quero fazer arquitetura. Minha expectativa é passar em uma particular”, disse.

(Fernanda Letícia, 20 anos)

Neste primeiro dia, os portões foram abertos às 11h e se fecharam às 12h, em horário de Mato Grosso. Sirlei, com um pouco mais de idade que a maioria, 45 anos, fez questão de não se atrasar, mantendo a calma, qualidade que só a experiência de vida traz. Mesmo com a tranqüilidade, a distância no tempo da rotina em salas de aula parece embaraçar os mais velhos. “Eu quero fazer gastronomia. É a minha primeira prova no Enem. Minha expectativa? Sinceramente eu não sei. Eu tenho estudado, mas não sei”, explicou Sirlei.

Mesmo com o horário definido desde o início de 2016, não é incomum o caso de quem acaba por chegar após ás 12h. Marcos Vinícius, 22 anos, tentou correr, mas o portão já estava trancado. “Eu queria fazer o curso de Direito. Agora é só esperando o ano que vem, infelizmente. O trânsito está enorme. Eu deixei meu carro no meio da rua, mas não teve como. Por um minuto. Agora é estudar mais para se preparar para o ano que vem”, explicou, com um sorriso de certa tristeza no rosto.

(Marcos Vinícius, 22 anos)

Junto de Marcos, estava Leonilton, da mesma idade. A justificativa pelos minutos em discordância também foram semelhantes. “Eu não sei explicar, mas foi o trânsito. Deixei o carro para lá da ponte, bem para lá, no bairro Praieirinho, vim correndo, mas não consegui chegar a tempo. Eu queria fazer agronomia. É triste, saber que eu vou ter que fazer só no ano que vem”, disse.

A tristeza dos que perderam a prova foi acompanhada por professores e representantes de escolas que estavam na entrada da Unic.

Na mesma entrada, um grupo se destacava pela descontração. Jovens em cadeiras aguardavam a chegada e o atraso dos candidatos. Como num show. Segundo um deles, porém, o objetivo era ajudar. “Vamos dar apoio moral para todos, quem chegar na hora e quem perder. A gente já passou por isso. A maioria aqui estudou Engenharia Civil na Universidade Federal de Mato Grosso”, explicou Igor, de 23 anos.
(Grupo de apoiadores)

As provas do Enem seguem amanhã. A entrada será autorizada no mesmo horário deste sábado. O teste terá foco nas disciplinas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. O MEC criou um aplicativo, com o nome "Enem 2016", para que o participante acompanhe o cronograma e os avisos feitos pelo ministério.

O app é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Veja o vídeo do fechamento do portão na Unic:

 

 
Imprimir