Imprimir

Notícias / Cidades

Criticada por referência a cultura negra, menor de 14 anos é hostilizada e ameaçada no Facebook

Da Redação - André Garcia Santana

Depois de postar uma foto usando um turbante a roupas coloridas, a estudante M.L.R., de 14, que representava a Jamaica em uma apresentação escolar, se tornou alvo de críticas por parte de pessoas que se ofenderam pela utilização dos trajes. A publicação, feita no Facebook na última semana, foi vista por milhares de usuários e tomou contornos ameaçadores com comentários de cunho sexual feitos por homens que interagiram com o texto. Diante disso, a família avalia agora a tomada de medidas judiciais contra alguns usuários da rede, além do registro de ocorrência policial. 

Leia mais:
Postagem considerada racista causa revolta em acadêmicos que pedem punição a aluno de Direito

A temática original da postagem, dividiu opiniões entre os internautas que enxergam na atitude apropriação cultural e os que defendem a autonomia da garota para se vestir como quiser, sem preocupar com essas questões. Ao Olhar Direto, a menor explicou que não teve a intenção de ofender ninguém e que não esperava que uma postagem despretensiosa pudesse causar tamanha repercussão negativa.

Ela conta que esta foi a primeira vez em que se envolveu em um acontecimento deste tipo e que alunos de diferentes classes foram escolhidos para representarem vários países. “Era um trabalho da escola, não posso pedir desculpa por algo feito sem intenção de ofender ninguém. Eu me considero como branca, mas meu pai é negro e sei que não sou uma pessoa preconceituosa.”

Revoltadas, muitas pessoas exigiram um pedido de desculpas, alegando que a jovem havia desrespeitado a cultura negra. “Essa branca ta de deboche, ai que falta de respeito. Respeita os pretos (Sic)”, disse uma das usuárias.  “Agora que ela luta pelos meus direitos acho vou tirar umas férias.... Ceis tem síndrome de princesa Isabel ne? O mimimo que ela pode fazer é respeita, neste deboche com nossa cultura não vimos (Sic), expressou outra internauta.

A exposição da estudante e outros posicionamentos compartilhados por ela na página também desencadearam uma série de comentários agressivos, feitos majoritariamente por homens, que utilizaram palavras de baixo calão para ofender a menina. O teor sexual da maioria destas mensagens deixou a família da menina assustada com a situação. “Mais uma vadiazinha feminazi vitimista”, afirma um dos comentaristas.

Diante destes casos de assédio, a família de M.L. avalia junto a um advogado a possiblidade do registro de um boletim de ocorrência e a tomada de demais providências jurídicas necessárias. “É muito constrangedor e agressivo , nós jamais imaginamos o rumo e a proporção que uma história assim podia tomar. Foi algo que ela fez para o divertimento, uma atividade na escola. Ficamos preocupados com a proteção dela”, explicou a mãe da adolescente, Arcleide Araújo.

Apropriação cultural

Apropriação cultural é o termo utilizado para denominar a adoção de alguns elementos específicos de uma cultura por um grupo cultural diferente. Ela descreve aculturação ou assimilação, mas pode implicar uma visão negativa em relação a aculturação de uma cultura minoritária por uma cultura dominante. O fenômeno é considerado como negativo porque esvazia de sentido uma cultura com o propósito de mercantilização ao mesmo tempo em que exclui e invisibiliza quem produz.
Imprimir