Imprimir

Notícias / Cidades

VLT de Cuiabá não terá cancela e diretor de implantação avisa: “Será preciso respeitar o semáforo”

Da Redação - Wesley Santiago

O diretor de implantação do VLT do Rio de Janeiro, José Picolli Neto, que foi chamado pelo novo secretário de Cidades (Secid), Wilson Santos (PSBD), para trabalhar com sua equipe na retomada do projeto cuiabano, afirmou que não haverá cancelas para impedir a passagem de veículos e que será preciso que os motoristas respeitem o semáforo.

Leia mais:
VLT começará a funcionar parcialmente no trecho entre aeroporto-porto e modal terá catraca

“Não teremos cancela. O modal precisa ter prioridade no cruzamento. Ele precisa ter agilidade, não pode ficar parado, se a intenção com a criação dele é dar velocidade e ser um meio de transporte rápido. Precisa-se criar a cultura, que nós brasileiros não temos, de respeitar sinal”, disse o engenheiro civil que mora em Cuiabá.
 
Picolli lembra ainda que será preciso integrar os sistemas para que não haja problemas: “Você fazendo este tipo de intervenção, colocar semáforo interligado à sinalização ferroviária, demora um certo tempo. Todos os sistemas de Cuiabá, Várzea Grande e do VLT tem que ser integrados. Esta operação tem que ter um controle geral. A parte de informática toma mais tempo”.
 
“O ponto crítico que eu vejo em Cuiabá e Várzea Grande é a junção da linha 1 com a 2. Ali é um centro histórico, que tem pontos de preservação. Portanto, é mais complexo fazer o ponto de integração por ali. Creio que o projeto elaborado, e com algumas modificações, possa chegar a contento”, argumenta o engenheiro.
 
O diretor ainda garante que o novo modal trará benefícios para a população; “Acredito que o trânsito vá melhorar com o VLT. Primeiro, que ele é um equipamento silencioso e que não polui. Em muitos lugares que ele vai passar, vão ficar apenas automóveis. Os ônibus serão retirados e com isto o trânsito é aliviado. A primeira coisa que precisa fazer é que nos cruzamentos, os semáforos comecem a ser respeitados”.

Projeto
 
O modal terá dois eixos, Aeroporto-CPA e Centro-Coxipó, e será implantado no canteiro central das avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande; XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, totalizando 22 km de extensão.
Imprimir