Imprimir

Notícias / Cidades

Comércio segue aberto até mais tarde e órgãos públicos não "emendam" feriado

Da Redação - André Garcia Santana

Próximo às celebrações de final de ano, o último feriado anterior aos festejos na Capital contará com lojas de rua abertas até às 20h de quinta-feira (8), data religiosa consagrada à Imaculada Conceição de Maria, padroeira da Capital. A data foi declarada feriado municipal através da Lei nº 5.576, de 24 de agosto de 2012, de autoria do falecido vereador Júlio Pinheiro. Celebrada pela igreja católica, a data de Imaculada Conceição de Maria comemora a anunciação da vinda de Cristo rumo ao Natal do Senhor.

Leia mais:
Comércio 'amarga' 8,5% de queda nas vendas em Mato Grosso, aponta IBGE

O Governo de Mato Grosso vai adotar ponto facultativo, já que a medida valerá apenas para os órgãos estaduais e autarquias instalados em Cuiabá, já que se trata de feriado da cidade. Os serviços considerados essenciais deverão funcionar normalmente, assim como no município, de acordo com a Prefeitura.

Em ambos os casos o feriado não será “emendado” e servidores municipais e estaduais voltam a suas atividades na sexta-feira (9). Apesar da comemoração, os plantões de caráter essencial, como saúde, coleta de lixo, fiscalização e orientação do trânsito, manutenção de distribuição de água e defesa civil, ficam mantidos. Quanto ao restaurante Prato Popular, já está com as atividades temporariamente paralisadas, devido à reforma interna e troca de fornecedores.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas da Capital (CDL), informou que é facultativo aos comerciantes abrir as lojas neste feriado religioso, conforme Convenção Coletiva de Trabalho. É reforçado que a remuneração das horas trabalhadas dos empregados envolvidos nos feriados será em dobro, incluída as comissões de vendas que serão calculadas pela média mensal.

Desde o dia 1º de dezembro o comércio de rua está autorizado a funcionar até 20 horas. A partir do dia 12 de dezembro (segunda-feira) as lojas podem ficar abertas até 22 horas e entre os dias 21 e 23 (sexta-feira) o funcionamento para aqueles que desejar está permitido ir até 23 horas.

No feriado as agências dos Correios em Cuiabá também não funcionarão. Segundo a instituição, os horários definidos para o funcionamento se aplicam a toda Rede de Atendimento, nas agências próprias e franqueadas.
 
Além disso as unidades de atendimento ao público que são vinculadas à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), em Cuiabá e Várzea Grande, estarão fechadas Entre as unidades citadas, o Ganha Tempo de Cuiabá e Várzea Grande, além do Sine Matriz, que fica localizado na Rua Baltazar Navarros. Em Várzea Grande os órgãos municipais deverão funcionar normalmente. 
Imprimir