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Ar condicionado do aeroporto, com capacidade de 14 milhões de BTUs, começa a funcionar nesta quinta

Da Redação - Isabela Mercuri

Os passageiros que chegam e saem de Cuiabá pelo ar e os trabalhadores do Aeroporto Marechal Rondon terão mais conforto a partir desta quinta-feira (22). Isto porque o ar condicionado do local, que estava desligado há oito meses, entrou em funcionamento em fase de testes.

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Os testes permanecem por sete dias para corrigir possíveis falhas. De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), se comparado a um aparelho doméstico, o ar instalado no aeroporto tem potência de 14 milhões de BTUs.

“O aeroporto é uma obra importante, e nós estamos retomando essa obra. Essa semana já entrou em funcionamento, numa fase de sete dias de teste, o ar condicionado, um investimento de R$4 milhões e 900 mil pra atender uma área de 15 mil metros quadrados a uma temperatura de 23 graus centígrados. Esse ar estava ultrapassado, vencido, e completamente desligado há oito meses”, afirmou o secretário da Secid, Wilson Santos.

O funcionamento do ar era uma das prioridades de Wilson desde que assumiu a secretaria, em novembro deste ano. “Estamos cumprindo rigorosamente a determinação do governador de concluir as obras da Copa, primando pela qualidade. Foi possível nesses primeiros 30 dias à frente da Secid reabrir o diálogo com as empresas envolvidas nesses contratos”, explicou.

Assim como neste primeiro passo, o secretário afirma que a intenção é que 96% dos trabalhos no aeroporto estejam concluídos até o final de janeiro de 2017. O prazo de conclusão de toda a obra é de sete meses. O contrato em questão havia sido suspenso em outubro desse ano para adequações de cronograma. A ideia é que tudo seja concluído até o final de março.

“Nós também vamos, no mês de janeiro, trabalhar forte para concluir toda a área de forro. Faltam ainda dois mil metros quadrados. Já está tudo cronometrado, nós vamos liberar os recursos para que a empresa possa executar essa obra”, explicou Wilson. “Temos também dois ‘Finger’, que são aquelas chamadas pontes elevadas, que permitem o acesso do passageiro do avião para o piso superior do aeroporto, e vice-versa (...). Nas próximas semanas vamos entregar o terceiro ‘Finger’ e esperamos que até o final de janeiro, meados de fevereiro, o quarto ‘Finger’ esteja instalado”.

Segundo o secretário, ainda serão feitas no aeroporto algumas cortinas de vidro e o acabamento da área de embarque e desembarque internacional. “Tendo em vista que a partir de março a companhia Azul estará fazendo a linha Cuiabá – Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, duas ou três vezes por semana”, disse.
O ar condicionado

O sistema de refrigeração instalado no Aeroporto Marechal Rondon funciona a partir de uma central, que tem como combustível a água gelada. Essa central se chama “chiller”, e sua potência é medida em Toneladas de Refrigeração (TR).

O ar instalado em Mato Grosso tem potência de 1,2 toneladas, o equivalente a 14 milhões de BTUs, e resfriará a água até a temperatura média de cinco graus Celsius. Esse tipo de aparelho, juntamente com equipamentos de ar-condicionado como o fancoil, utilizado no Marechal Rondon, é indicado para ambientes com grande circulação de pessoas, como aeroportos, hospitais e até estações de metrô. Somente nesse fim de ano o fluxo diário de passageiros no terminal aeroportuário de Cuiabá chega a 10 mil.

Carlos Ribeiro, engenheiro mecânico da Infraero, explica que esse sistema é viável por ser mais econômico do que os tradicionais, como, por exemplo, o ar modelo Split. Até porque usa água em sua operação. “Esse é um projeto para atender o aeroporto até nos dias mais quentes do ano”, ressaltou Ribeiro.

Já Mariana Santiago, gerente de engenharia da Infraero, e Lennon Walbron, engenheiro mecânico, ressaltaram que o ar só vai funcionar em sua capacidade máxima após o término da instalação do forro na parte interna do aeroporto, que deve ser concluída no final de janeiro de 2017.
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