Imprimir

Notícias / Cidades

Jovens e adolescente são presos por envolvimento a assaltos a banco; quadrilha planejava novos roubos

Da Redação - André Garcia Santana

Quatro membros de uma organização criminosa participaram de assaltos às agências bancárias do Sicred e Sicoob no norte do Estado foram presos nesta terça-feira (3), na cidade de Sinop (500 km ao Norte). Identificados como Duarte Toshio Koroka, 19 anos, Richard Aparecido Amorim, 18, Eder Tobias da Silva, 25, e L.C, 16, os criminosos planejavam novos roubos a bancos da região e foram encontrados com diversas armas de fogo no bairro Vila Mariana.

Leia mais:
Vídeos mostram troca de tiros entre polícias e quadrilha que ocupou Serra do Caldeirão; Veja

De acordo com a Polícia Civil, eles estão envolvidos no roubo a agência do Sicred, ocorrido em 19 dezembro de 2016, e na tentativa de roubo a agência do Sicoob, no dia 23 de dezembro, em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte). No local onde se escondiam foram apreendidos um revólver 38 e uma pistola 765, uma espingarda de pressão, duas correntes e dois pingentes de ouro, 9 relógios de pulso, celulares, porções de entorpecentes, entre outros objetos.

Investigadores informaram que Duarte Toshio Koroka, 19, conhecido por “Japa”, é um dos autores da tentativa de roubo praticada na agência da Cooperativa de Crédito Sicoob, de Lucas do Rio Verde. Na casa, em Sinop, foi encontrado o boné, a camiseta e o tênis, usados por ele durante o roubo. A vestimenta foi reconhecida pelas imagens do circuito de segurança do banco.

Duarte e o comparsa, Robson Junior Jardim dos Santos, chegaram a cooperativa em uma motocicleta, por volta das 13 horas do dia 23 de dezembro. O suspeito, Robson, portando um simulacro de arma de fogo, entrou na agência, mas o segurança da financeira ao perceber a arma, reagiu atirando contra ele, que na ocasião apresentou uma CNH falsa, em nome de Alessandro Aparecido Cesário, 22 anos.

O bandido ainda tentou tomar a arma de fogo do vigia, que disparou três tiros contra o suspeito, que atingiram o abdômen e uma das orelhas. O criminoso foi socorrido e responde por tentativa de roubo. Seu comparsa, Duarte, ficou na área do lado de fora e foi reconhecido pelas imagens de segurança do banco.

Pelo roubo ao Sicred de Sinop, foi identificado o menor L.C, 16 anos, como um dos integrantes da quadrilha. Ele também aparece nas imagens do circuito interno do banco. No crime dois bandidos entraram na agência, renderam o guarda, tomaram sua arma e sairam levando a quantia de mais de R$ 55 mil.

Os comparsas, Richard Aparecido Amorim e Eder Tobias das Silva, conhecido por “Bala”, integram o bando e estavam na mesma casa, em Sinop. Todos responderão por organização criminosa e posse irregular de arma de fogo de uso permitido e munições.  

A ação foi desencadeada por policiais do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra), Delegacia de Roubos e Furtos (Derf), e Divisão de Homicídio e Proteção e Pessoa (Dhpp), do município.  

 Arma de fogo

No sábado, 31 de dezembro, os policiais do GARRA, DHPP e Derf, apreenderam uma pistola 9mm, de fabricação israelense, 29 munições 9mm, em uma casa, no bairro Jardim Novo Estado, em Sinop. A arma de fogo estava em poder de quatro pessoas que vinham planejando atentados contra agentes da Segurança Pública. 

Na investigação também foram presos Pedro  Henrique  Santos da Silva, 20, Leonardo Moreira Jamis, 24, namorado de Naiara Ferreira de Araújo, 22, e Jessica Jenifer da Silva, 21. Todos irão responder por posse de arma de fogo uso restrito e por integrar organização criminosa.

Continuando os trabalhos, os investigadores apreenderam na tarde desta terça-feira (03), outra pistola 9 mm com 20 munições do mesmo calibre. A arma estava na casa da mãe de Pablo Aparecido Amorim, preso pela Polícia Militar em poder de um cordão e espoletas de artefatos explosivos. Como ele já era investigado e havia informações de estar em poder de armamentos, os policiais civis realizaram buscas e localizaram a arma de fogo com as munições. 
Imprimir