Imprimir

Notícias / Cidades

Policiais do Batalhão de Trânsito começarão a utilizar arma de choque; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Todo o efetivo do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran) está sendo capacitado para começar a utilizar arma de choque (Spark), em Cuiabá. O treinamento acontece uma vez por semana, no Quartel de Comando Geral (QCG) da PM, na avenida do CPA. Para a comandante do BPTran, tenente-coronel Francyanne Curvo, "o instrumento é ideal para evitar que os policiais e suspeitos sejam expostos ao confronto físico".

Leia mais:
Bandidos trocam tiros com a polícia após roubar R$ 10 mil de família; fotos
 
Sob a orientação do cabo Raphael, com duração de 5 horas/aula, os policiais aprendem a manusear o equipamento, como proceder, e em quais ocasiões utilizar. Eles também aprendem a proceder em situações, como por exemplo, pessoas que ofereçam resistência à prisão.
 
A utilização da arma é necessária para conter as pessoas que encontram-se agitadas e/ou violentas. O equipamento é uma opção não letal com alta voltagem. É o ultimo recurso antes do uso da arma de fogo e atua diretamente sobre o sistema nervoso central, causando contrações musculares, impedindo a pessoa de realizar qualquer movimento por cinco segundos.
 
Segundo o capitão do BPMTran, Saulo Pellegrini, “a Spark é uma excelente ferramenta para a preservação da vida dos suspeitos e de agentes policiais. Serve no auxílio, em bloqueios nas vias urbanas, atuação em apoio ao policiamento com grande quantidade de pessoas e mesmo nas rodovias estaduais, em que o policial trabalha com grandes distâncias das cidades, sem poder contar com um apoio imediato de outras viaturas.”
Imprimir