Imprimir

Notícias / Educação

UFMT e IFMT ofertam mais de oito mil vagas em todo Estado;Veja Detalhes

Da Redação - André Garcia Santana

Com mais de oito mil vagas distribuídas pelo Estado, as instituições federais de ensino superior em Mato Grosso estão com processos seletivos abertos para os que pretendem concorrer a vagas de seus cursos de graduação. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou o edital para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nesta terça-feira (24). Já o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) está com cadastros abertos para o Processo Seletivo Vestibular  na modalidade à distância  no dia 17 de janeiro.

Leia mais:
Revista Veja denuncia Unic por fraudes no Fies; grupo Kroton seria maior beneficiário em esquemas

Para a primeira instituição, as inscrições podem ser feitas por candidatos que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e vão até sexta-feira (27). O resultado da primeira chamada acontece no dia 30 de janeiro e a matrícula dos selecionados nesta etapa ocorre nos dias 03, 06 e 07 de fevereiro. Os que manifestarem interesse em lista de espera deverão fazê-lo no período de 30 de janeiro a 10 de fevereiro no sistema do Sisu. No total são oferecidas 5.964 vagas para mais de 50 cursos.

O edital da UFMT destaca que o candidato não poderá escolher o período de ingresso, sendo que os primeiros colocados aprovados serão alocados nos cursos com início no primeiro semestre e os demais no segundo semestre. E o candidato que, depois de matriculado institucionalmente, não comparecer nos primeiros dez dias letivos sem apresentar qualquer justificativa junto à Coordenação do Curso de Graduação terá sua matrícula automaticamente cancelada. As inscirções podem ser feitas aqui. 

Para o IFMT, há oferta de 2.160 vagas para o vestibular dos cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química e Tecnologia em Sistemas para Internet. As graduações são ofertadas na modalidade à distância, com pólos de apoio presencial, onde são realizadas aulas presenciais periódicas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do IFMT ou diretamente pelo link de seleção.

O período de inscrições vai de 17 de janeiro a 15 de fevereiro de 2017 e a taxa é de R$ 50,00, devendo ser paga até a data de 06 de março. No dia 17 de março de 2017, o IFMT irá divulgar a lista de confirmação dos inscritos, contendo nome, número da inscrição, o curso pretendido, o turno, a data e o local de realização das provas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do IFMT ou diretamente pelo linkda seleção .

O período de inscrições vai de 17 de janeiro a 15 de fevereiro de 2017. A taxa de inscrição é de R$ 50,00. O candidato deverá acessar o site, preencher o cadastro, escolher seu curso e polo, e imprimir o boleto, que deverá ser pago até a data de 06 de março de 2017. No dia 17 de março de 2017, será divulgada a lista de confirmação dos inscritos, contendo nome, número da inscrição, o curso pretendido, o turno, a data e o local de realização das provas.

O resultado do Vestibular será divulgado no dia 10 de abril de 2017, com o período de matrículas para aprovados em primeira chamada de 11 a 13 de abril de 2017. A segunda chamada está prevista para 18 de abril de 2017, com período de matrículas nos dias 19 e 20 de abril de 2017.

Abrangência

As vagas da UFMT, por câmpus, estão assim distribuídas: Câmpus Universitário de Cuiabá – 47 cursos, 2.929; Câmpus Universitário de Rondonópolis – 19 cursos, 1.147 vagas; Câmpus Universitário de Sinop - 11 cursos, 811 vagas; Câmpus Universitário do Araguaia– Barra do Graças - 8 cursos, 412 vagas; Câmpus Universitário do Araguaia - Pontal do Araguaia - 8 cursos, 350 vagas; e Câmpus Universitário de Várzea Grande – 5 cursos, 315 vagas.

Já as do IFMT se destinam às localidades de Água Boa, Alto Araguaia, Arenápolis, Aripuanã, Barra do Bugres, Colíder, Comodoro, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jauru, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Ribeirão Cascalheira, São Félix do Araguaia, Sapezal e Sorriso. Cada pólo possui oferta específica de cursos, devendo o candidato acessar o Edital para conhecer quais são ofertados em cada um.
Imprimir