Imprimir

Notícias / Cidades

Vídeo mostra tentativa desesperada de resgate a jovem de MT que morreu após queda de avião

Da Redação - Wesley Santiago

Um vídeo exibido na tarde desta segunda-feira (23), pelo Jornal Hoje, da TV Globo, mostra a dramática tentativa de resgate da jovem mato-grossense Maíra Panas, 23 anos, que estava no avião que caiu com o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki e mais quatro pessoas, na última quinta-feira (19), no litoral do Rio de Janeiro. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) confirmou que a garota morreu afogada.

Leia mais:
Corpos de mãe e filha mato-grossenses mortas em queda de avião serão velados em Juína

Nas imagens é possível ver banhistas, salva-vidas e pescadores tentando puxar a cabine de dentro da água, buscando evitar o afogamento da jovem. Sem conseguir deixar parte da aeronave fora da água, os homens conseguiram fazer um furo na fuselagem e passar uma mangueira de oxigênio. Porém, a jovem já não respondia.


 
Os passageiros do avião foram todos identificados, são eles: Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal; Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, empresário; Osmar Rodrigues, piloto do avião; Maira Lidiane Panas Helatczuk, massoterapeuta de Filgueiras e Maria Ilda Panas, mãe de Maira.
 
Como já havia adiantado o Olhar Direto, mãe e filha foram convidadas por Carlos Alberto para um fim de semana, em Paraty (RJ). “O Grupo Emiliano registra seus sentimentos e condolências para a família e amigos. E informa que está prestando apoio e informações aos familiares”.
 
Maria Hilda morava em Juína, onde trabalhava como coordenadora de uma escola. Ela era professora e tinha pelo menos duas pós-graduações. A mulher de 55 anos nasceu em Guarapuava (PR). Já Maíra nasceu em Juína e estava morando no estado de São Paulo. Ela atuava como fisioterapeuta de uma rede de hotéis.
 
O caso
 
Duas mato-grossenses, identificadas como Maria Hilda Panas e sua filha, Maíra Panas, podem estar entre as vítimas do acidente aéreo que matou o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, que caiu na tarde da última quinta-feira (19), no litoral Sul do Rio de Janeiro. O avião prefixo PR-SOM era um modelo Hawker Beechcraft King Air C90 e pertencia ao grupo Emiliano Empreendimentos.
 
Segundo a assessoria de comunicação da Infraero, a aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, e caiu próximo à Ilha Rasa, a 2 km de distância da cabeceira da pista do aeroporto da cidade fluminense. O avião é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas. Além dos já citados, também estavam no voo o piloto Osmar Rodrigues, de 56 anos e o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras.
 
O documento da aeronave estava regular, segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). O certificado era válido até abril de 2022, e inspeção da manutenção (anual) válida até abril de 2017. A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que tomou conhecimento da queda de uma aeronave na altura da Ilha Rasa por volta das 13h45 desta quinta-feira.
Imprimir