Imprimir

Notícias / Cidades

Estudante relata momentos de pânico ao ficar presa em elevador lotado do Shopping Goiabeiras

Da Redação - Lázaro Thor Borges

A universitária do curso de Engenharia Civil, Kauana Dutra, relatou ter passado momentos de pânico e aflição quando ela e mais nove pessoas ficaram presas em um dos elevadores do Shopping Goiabeiras em Cuiabá neste sábado (28). Ao Olhar Direto, Kauana contou que às portas ficaram presas e o elevador que estava subindo acabou descendo, com as portas internas abertas.

Leia mais:
Após polêmica do preço do estacionamento, clientes organizam boicote ao Shopping Goiabeiras


“Sinceramente eu senti que aquele era o meu último dia. Porque foi muito rápido. Eu fiquei com os olhos vermelhos e a minha mão tremia muito. O barulho quando começou a ‘queda’ foi o que mais assustou, as pessoas estavam desesperadas e ninguém socorria a gente”, conta ela.

Kauana explicou que teve de pegar o elevador quando percebeu que todas as escadas rolantes estavam interditadas. Por conta disso, os elevadores ficaram lotados. Além dela, cerca de 10 pessoas estavam no elevador que sofreu a pane.

A estudante acredita que o elevador só deixou de descer quando um dos homens que estavam lá dentro manteve a mão bloqueando a porta interna. O movimento, segundo ela, fez com que eles parassem perto do subsolo. Mas a parada do equipamento não diminuiu o pânico. Foram mais 15 minutos de desespero até que viesse o socorro.

“Tinha uma mãe com um filho lá dentro, tinha gente chorando e gritando querendo sair. A gente acenava para as câmeras e não adiantava nada. Ligamos no número de emergência que tinha lá e ninguém atendeu, apertamos o botão de emergência e também não apareceu ninguém”

A solução encontrada pelo grupo foi tentar acessar a internet para encontrar o telefone comercial do Shopping, mas ninguém conseguia se concentrar o suficiente diante da agonia e do medo. O socorro só veio quando Kauana conseguiu ligar para o podólgo com quem tinha consulta marcada no shopping. O especialista chamou um dos brigadistas que foi até onde o elevador estava parado.

Desabafo

Por conta do ocorrido, Kauna publicou um desabafo em sua página pessoal no Facebook. No texto, ela alerta “tomem muito cuidado ao utilizarem os elevadores desse Shopping”. A publicação também foi postada no grupo “Aonde Não ir Em Cuiabá” que já possui mais de 70 mil membros.

Pelo trauma de ter vivido os momentos de angústia, Kauna quer que as outras pessoas que sofreram o incidente se manifestem. O objetivo, segundo contou, é processar a administração do shopping junto com quem passou pela mesma situação.

Outro lado

Procurada, a  assessoria do Shopping Goiabeiras não explicou o que teria ocasionado a falha, mas ponderou que quando existe alguma falha no elevador, o sistema automáticos trava portas. Já os freios entram  em modo emergência. 

Ponderou ainda que durante o procedimento também há o acionamento de um alarme que é “imediatamente percebido na central de operação”. Se confirmada a emergência, a equipe de resgate é  acionada e direcionada para o local.  

 
Imprimir