Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Reunião prevê ações para monitoramento da Qualidade do Ar

Da Assessoria - SEMA-MT

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participam nesta quarta-feira (12) de uma reunião na cidade de São Paulo para discutir as ações do Plano Nacional de Ação da Qualidade do Ar e estratégias para o monitoramento do ar das regiões Centro-Oeste e Amazônica. Vão participar da reunião representantes do Ministério do Meio Ambiente, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Ministério da Saúde, entre outras entidades.

O objetivo da reunião é discutir os problemas da poluição da região Centro-Oeste, que são diferentes das demais regiões e, por isso, precisam de ações e investimentos diferenciados. Na região Sudeste, por exemplo, a poluição do ar é causada, primordialmente, por emissões urbanas (carros, indústrias). Na região Centro-Oeste, a maior parte da poluição vem das queimadas. Apesar do incremento no número de veículos em circulação e da industrialização, em Cuiabá as emissões geradas por essas fontes ainda são pouco significativas em comparação com as emissões das queimadas.

Desde 2008, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), que integram o Comitê de Gestão do Fogo, trabalham em parceria no monitoramento da qualidade do ar.

O Gerente de Laboratório e Ensaio da Sema, Sérgio Batista de Figueiredo, explicou que a secretaria realiza o monitoramento da qualidade do ar de duas formas. “A primeira é pela estimativa de emissões, utilizando ferramenta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), baseado na modelagem CATT-BRAMS, disponível na internet, que permite monitorar em todo o Estado as concentrações de material particulado e monóxido de carbono. Com o auxílio deste equipamento realiza-se o monitoramento diário”, ressaltou Sérgio.

Quinze municípios do Estado são monitorados diariamente com esta ferramenta. São eles: Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Barra do Garças, Rondonópolis, Cuiabá, Cáceres, Tangará da Serra, Diamantino, Sorriso, Juara, Sinop, Várzea Grande, Colíder e Campo Novo do Parecis. É gerado um boletim diário com dados destes municípios que visa antecipar e subsidiar as ações de saúde e defesa civil na ocorrência de episódios agudos de poluição.

“A outra forma de monitoramento da qualidade do ar é feita com o auxílio de equipamento de medição da qualidade do ar para a geração de dados reais, como o HI-VOL (equipamento amostrador de grandes volumes para material particulado em suspensão). Esta medição é realizada mensalmente no município de Cuiabá”.

A Sema, juntamente à Ses, elaborou um relatório sobre a Qualidade do Ar e os Agravos à Saúde Relacionados com a Poluição Atmosférica. Este relatório é fruto das ações conjuntas dos dois órgãos e do Projeto VIGIAR, e exibe informações de qualidade do ar, bem como dados dos gastos com a saúde, relacionados com as queimadas no ano de 2008. O relatório será disponibilizado para consulta pela população, até o fim do mês, pela Internet.

Imprimir