Imprimir

Notícias / Educação

Escolas estaduais recebem mais de mil tablets para integrar material didático dos alunos

Da Redação - Isabela Mercuri

Os alunos de três escolas estaduais de Mato Grosso poderão, a partir da próxima segunda-feira (13), participar de um projeto piloto chamado ‘Conectar’, que vai entregar 1018 tablets para uso de estudantes do 6° e 9° ano do Ensino Fundamental. O objetivo é investir no ensino de Língua Portuguesa e matemática, além de aproximá-los da tecnologia.

Leia também:
Governo do Estado inaugura escola que atenderá mais de mil alunos em Várzea Grande

De acordo com informações da assessoria da Secretaria de Educação (Seduc), a primeira escola a receber a novidade será a EE Presidente Médici, em Cuiabá, que será contemplada, ao todo, com 361 aparelhos. O governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, estarão presentes na entrega, a partir das 8h. Além dela, também recebem os aparelhos a EE Pascoal Ramos (202) e EE Paciana Torres (455), ambas na capital.

Os professores das escolas contempladas passarão por um processo de capacitação específico para aprenderem a usar os aparelhos, que devem ser efetivados ainda no mês de abril.

Nos tablets haverá aplicativos próprios de tecnologia em que os educadores poderão elaborar listas de exercícios, organizar roteiros de trabalho e planos de aula. Tudo isso será acompanhado pelos estudantes através do sistema online.

“Além do quadro, caderno e livro didático, os professores e alunos poderão fazer exercícios novos, que serão corrigidos na mesma hora. Dessa forma, todos saberão se o conteúdo foi aprendido”, detalhou a líder do projeto Conectar, Flávia Pires. Vale lembrar que cada escola contará com um servidor próprio de internet, destinado exclusivamente ao uso do projeto.

Além disso, os professores poderão acompanhar em tempo real a evolução dos estudantes, a partir dos dados armazenados nos tablets. Os pais dos alunos, através de um login e senha, também poderão acompanhar a frequência de seus filhos.

“A chamada será feita no momento em que os tablets forem ligados e os coordenadores das escolas poderão mandar um SMS para os pais”, explicou Flávia.

A iniciativa faz parte do Pró-Escolas, o maior Programa de investimentos da história da Seduc. O Pró-Escolas abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino, inovação e esporte e lazer, com foco na melhoria da aprendizagem, redução da evasão escolar e na valorização dos profissionais da Educação.
Imprimir