Imprimir

Notícias / Educação

Padre transforma missa em "encontro" sobre a conservação de rios e córregos na periferia de Cuiabá

Da Redação - Lázaro Thor Borges

O padre catarinense João Heidemann chamou a atenção de católicos de Cuiabá e Mato Grosso pelo seu ativismo em defesas dos recursos hídricos. Além de se preocupar com a salvação da alma, o padre preenche a sua homilia durante as missas que ainda celebra com discurso pela defesa da salvação do planeta.

Leia mais:
Agência de ecoturismo faz passeios 'alternativos' para lagoa encantada, Vila Bela e mais


No último domingo (21), por exemplo, Heidemann reuniu os fiéis do bairro Pedra 90, em Cuiabá, para rezar a “Prece da Água”, escrita por ele há mais de dez anos. A prece é uma oração simples, que convoca as pessoas a se atentarem para problemas como desperdício e poluição.

“Ó deus senhor do Universo, permita que eu fale e reflita com o homem sobre a minha missão”, diz trecho da oração, que é escrita em primeira pessoa. ”A humanidade evoluiu na ciência e tecnologia, mas decaiu no respeito pela vida e pela fonte de vida: a água”, diz outra parte da oração.

Ao Olhar Direto, o clérigo contou que “milita” em defesa da água desde que celebrava missas no norte de Mato Grosso. Ele explicou que, em alguns municípios já chegou a realizar um tipo de encontro com os fiéis a beira de córregos e rios para alertá-los sobre a necessidade de conversar a riqueza da água.

“Faz um ano que deixei as paróquias e vivo agora no seminário, mas, na época, quando via todo este desmatamento a minha preocupação era de conscientizar as pessoas, dessa forma o povo cria uma consciência e começa a respeitar a natureza”, contou Heidemann. 

O objetivo é manter a população informada principalmente com a chegada das comemorações do Dia da Àgua, em 22 de março. O trabalho de ensino realizado pelo padre vai de encontro à proposta da Camapanha da Fraternindade da Igreja Católica deste ano, que é sobre os "Biomas Brasileiros" e a conservação do meio ambiente natural. 
Imprimir