Imprimir

Notícias / Cidades

MAP amplia atuação em MT e anuncia voo entre Sinop e duas capitais; veja quais

Da Redação - Wesley Santiago

Após solicitar a inclusão de voos entre Alta Floresta e Sorriso, a MAP Linhas Aéreas anunciou que investirá em uma terceira cidade mato-grossense. Desta vez, Sinop é quem deve ganhar ligações aéreas com o norte do país. Durante uma reunião com a prefeita do município, Rosana Martinelli (PR), o diretor da companhia, Décio Assis, afirmou que até outubro, a companhia estará operando com dois voos semanais para Belém (PA) e Manaus (AM).

Leia mais:
Empresa solicita voos para interligar Alta Floresta e Sorriso com cidades da Amazônia
 
“Estou assumindo um compromisso com a prefeita de tentar antecipar isso. Sinop está na nossa rota. De antemão, disse para a prefeita que Sinop faz parte dos nossos planos e saindo daqui, vou lá no aeroporto já fazer uma visita e em poucos dias, estará publicado em nosso site os voos para a cidade”, afirmou o diretor comercial da MAP.
 
Décio explicou que, incialmente, a companhia aérea planeja dois voos semanais de ida e volta de Sinop para a região Norte do Brasil, mas que isso pode ser ampliado. “Espero poder já abrir sete voos semanais, temos condição de fazer isso, a aeronave já está pronta e só estamos compondo tripulação para fazer essa rota com a regularidade que ela precisa”.
 
Rosana Martinelli comemorou a notícia: “Precisamos dar opção ao povo de Sinop e região, é interessante essa rota para o Norte do Brasil, colocamos o município à disposição da MAP que nos deu excelentes perspectivas e fez um compromisso de que passará a atuar no nosso município”.


 
A região Norte do Brasil é o destino proposto pela companhia aérea para abrir uma malha que ainda não é atendida na região, de acordo com Décio Assis. “Primeiro queremos fazer essa rota, depois seguir daqui para o Sul e para Cuiabá. Queremos abrir por Manaus uma nova porta de acesso aos Estados Unidos, Caribe e América Central, e por Belém, uma nova porta de acesso para a Europa e estaremos dentro da região para Santarém e Alter do Chão”, pontuou.
 
Durante a reunião que definiu a operação da companhia MAP Linhas Aéreas em Sinop, a prefeita Rosana Martinelli e a secretária de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann Fanke, explicaram as ações da Prefeitura de Sinop na busca por recursos para adequações no aeroporto e também para a homologação dos equipamentos.
 
“O aeroporto é prioridade para Sinop, quero que vocês sabiam disso. Estamos lutando por recursos emergenciais para melhorias imediatas. Estamos focados, diariamente, para trazer soluções ao nosso aeroporto e estamos aqui explicando como está o processo, fazendo uma gestão compartilhada, passando as ações e ouvindo sugestões”, completou Rosana.
 
Alta Floresta e Sorriso
 
A MAP Linhas Aéreas solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para começar a operar em duas cidades mato-grossenses: Alta Floresta e Sorriso. O objetivo é interligar os municípios com Manaus (AM), Itaituba (PA), Altamira (PA) e Belém (PA). Se aprovadas, as viagens começam no dia 15 de junho deste ano.
 
Caso o pedido seja aprovado pela Anac, as viagens serão realizadas as quartas e sextas. As rotas serão operadas pelo ATR-72, com capacidade para 66 passageiros. Os pedidos foram feitos na metade de março. A intenção da empresa é começar a operar no dia 15 de junho deste ano.
 
MAP Linhas Aéreas
 
A MAP Linhas Aéreas concentra as suas operações no norte do país e atua nos principais destinos da Amazônia como: Manaus, Belém, Porto Trombetas, Parintins, Santarém, Itaituba, Altamira, Lábrea, Carauari, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Tefé, Eirunepé e Coari. O modelo de aeronave escolhido pela empresa é o ATR, produzido na França e também utilizado pela Azul Linhas Aéreas, considerado um dos aviões mais eficientes para voos regionais.

Voe MT
 
O programa ‘Voe MT’, criado com o objetivo de fomentar a aviação regional em Mato Grosso, deverá proporcionar uma redução de até 84% do valor da operação sobre a base de cálculo do ICMS incidente nas operações internas de aquisição de QAV (querosene de aviação), em território mato-grossense. Para as operações internacionais, as saídas de combustível e lubrificantes para o abastecimento de aeronaves com destino ao exterior terão isenção total do tributo.
 
Serão “beneficiárias exclusivas do incentivo do programa, as empresas de transporte aéreo em operação em rotas aéreas regulares de transportes de passageiros e/ou cargas com conexão, destino ou origem em municípios localizados no Estado”. A intenção é aumentar a oferta dentro de Mato Grosso. Sendo assim, um voo de Rondonópolis para São Paulo (SP), ou de Barra do Garças para Goiania, por exemplo, teriam esta isenção.
 
Para fazer parte do programa, as companhias terão de operar rotas aéreas de forma regular em dois ou mais municípios do Estado de Mato Grosso, nos casos de voos regionais e nacionais e pelo menos um, em internacionais. Além disto, tem de ser comprovada a autorização para operar a rota aérea pretendida, regularidade junto à Fazenda Pública Estadual relativa a todas as obrigações tributárias, inclusive as acessórias e regularidade junto aos órgãos de fiscalização. Além disto, terá de manter também  oficina de aeronaves no Estado.
 
Benefícios
 
As reduções do valor da operação sobre a base de cálculo do ICMS incidente nas operações internas de aquisição de QAV (querosene de aviação), em território mato-grossense, serão feitas da seguinte maneira: 20% para o transporte aéreo regular prestado em no mínimo dois municípios; 50% para operações em no mínimo quatro cidades; 60% para pelo menos cinco municípios; 72% para seis e 84% para pelo menos sete municípios. No caso de voos internacionais saindo do Estado, haverá a isenção destes tributos.
Imprimir