Imprimir

Notícias / Cidades

Pelo menos 50 novos ônibus deverão entrar na frota de Cuiabá

Da Redação - André Garcia Santana

Pelo menos 50 ônibus deverão ser substituídos por veículos novos a partir do segundo semestre deste ano em Cuiabá. Sem uma data precisa para a implantação, a Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (AMTU), informou que as negociações ainda não tiveram início e que, até o momento contam com a garantia das empresas Norte Sul e Pantanal.

Leia mais:
Empresas de transporte "alternativo" recorrem contra medida que tira micro-ônibus de circulação

No entanto, ao longo do procedimento, a Integração também poderá ser incluída. Por esse motivo, de acordo com a Associação, ainda não é possível estabelecer qual o valor do investimento nos coletivos. Ao todo, a frota total na Capital é de 398 veículos. De acordo com o Superintendente de Regulação de Transporte da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Joedson Pinheiro, os ônibus das três empresas concessionárias teem, em média, 6,3 anos de idade.

Além disso, ônibus que já ultrapassaram a vida útil: 29 veículos somam mais de 10 anos em circulação, o que significa admitir que estes coletivos já estão completamente sucateados. Diante deste cenário, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), já garantiu em mais de uma ocasião, que não haverá aumento nas tarifas, fixadas hoje em R$ 3,60.

No ano passado, as empresas foram obrigadas a adquirir 53 novos ônibus através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Arsec. Com a aquisição, as empresas tiveram o pedido de aumento de tarifa atendido pela Prefeitura. Na época, a passagem foi reajustada para R$ 3,60.

Os veículos adquiridos, no entanto, representam apenas 13% do total. A tabela com a relação de ônibus comprados em 2016, mostra que apenas 60 veículos foram fabricados e comprados no ano passado,três a menos do que o previsto no acordo.
Imprimir