Imprimir

Notícias / Cidades

Polícia Federal cumpre sete mandados por extração ilegal em Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta terça-feira (30) sete mandados de busca e apreensão em dois bairros da capital mato-grossense. A 'Operação Trypes' visa apurar supostos crimes ambientais cometidos na região do cinturão verde do bairro Pedra 90. Até o momento, não foi informado o nome de envolvidos.

Leia mais:
Ex-prefeita e dois ex-secretários acusados de desvio de dinheiro público são conduzidos pela PF

Conforme as informações iniciais da assessoria de imprensa da PF, a ação visa coibir a extração ilegal de cascalho na região do cinturão verde, localizado no bairro Pedra 90. Ao todo, são sete mandados de busca e apreensão, sendo que seis são cumpridos no mesmo bairro e o último no bairro Rodoviária Parque.
 
Os 22 agentes da Polícia Federal estão apreendendo documentos e celulares que devem auxiliar nas investigações. As investigações tiveram início em 2016, a partir de uma denúncia anônima que apontou a existência de um grupo que vinha explorando a área do cinturão de três maneiras: sem autorização, com autorização vencida ou exploração em área autorizada sem o devido conhecimento do proprietário.

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Ministério Público Federal (MPF) encaminharam a informação à Polícia Federal que iniciou os trabalhos de investigação. No mesmo ano, a PF realizou ação ostensiva no local, apreendendo maquinários e identificando suspeitos.

Os trabalhos de investigação continuaram, tendo sido desencadeada a ação de hoje para a coleta de mais subsídios para o inquérito policial.

Identificados os indivíduos participantes, os mesmos poderão responder pelos crimes de usurpação de bem mineral, organização criminosa e lavagem de dinheiro, por conta da ocultação da origem ilícita do material explorado.

* Trypes: a palavra em grego significa “buraco”.

Atualizada às 11h43.

 
Imprimir