Imprimir

Notícias / Cidades

Após 6 meses, estudante que sofreu AVC antes do Enem volta a andar e se diz pronta para nova prova

Da Redação - Wesley Santiago

A estudante Katinayane Jaine da Silva Zolin, de 19 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no dia 01º de novembro do ano passado, continua bem com a sua recuperação. A jovem voltou a andar e se diz pronta para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem), que ela perdeu no ano passado por conta do problema médico.

Leia mais:
Jovem vítima de AVC deixa UTI após quase um mês de internação; família aguarda tratamento com fonoaudióloga
 
Em uma postagem no Facebook, a jovem postou um vídeo de uma das suas sessões de fisioterapia, onde já apresenta uma boa mobilidade: “Ainda não estou 100%, mas considero o meu estado atual uma vitória. Eu aprendi valorizar cada passo a partir do momento em que eu estava numa cama sem poder andar. Entre uma tristeza e outra sempre mantive minha felicidade e a vontade de me recuperar por inteiro. E agradeço muito a Deus, a muitas pessoas por me apoiarem, por me ajudarem e sempre fizeram de tudo para que eu não perdesse o meu sorriso”.


 
“Sem minha família e meus amigos eu nada seria. Amo muito vocês! Já se passaram 6 meses desde o AVC e tenho certeza que é só o começo de todo esse processo de recuperação. Se hoje já estou correndo atrás do meu sonho de ser médica e dançando por aí, imagina daqui um tempo amigos.. meterei o ‘loko’”, brinca a jovem.
 
Ainda na mesma postagem, ela finaliza: “E como foi citado por Shakespeare: ‘Você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais’. Daqui pra frente só aceito superação”.
 
A jovem ainda anunciou que está pronta para fazer a prova do Enem este ano. Ela novamente irá tentar uma vaga em medicina, em uma universidade pública. Na época, cogitou-se que o AVC seria decorrente do estresse pré-Enem.
 
Na época da internação, ela alegou sentir tontura e foi para casa. Lá, o quadro piorou e ela começou a vomitar e teve dormência no braço e perna direita. A mãe dela a levou até um hospital particular, onde pediram uma tomografia. Porém, o médico disse que não tinha nada e a mandaram de volta para casa.
 
Katinayane piorou e teve de ser levada às pressas para o hospital, desta vez o Jardim Cuiabá. Lá, o médico pediu uma ressonância magnética que apontou o AVC. A jovem foi internada rapidamente. Porém, como a família não teria condições de mantê-la na unidade particular, ela foi transferida para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.
Imprimir