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Inadimplência de moradores causa mais de 2 mil cortes de água por mês em Várzea Grande

Da Redação - Lázaro Thor Borges

Em tempos de crise, o brasileiro enfrenta dificuldades de cumprir com suas despesas mais básicas. Um exemplo desse quadro negativo em que prospera o desemprego e a queda da renda é o caso da cidade de Várzea Grande, onde o número de cortes na rede de água por inadimplência é bastante elevado. 

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Segundo dados do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) do município, Várzea Grande registra mais de 2 mil cortes por mês. No primeiro quadrimestre deste ano 9.499 cortes foram realizados pela autarquia. Um dos principais causadores na interrupção do fornecimento é justamente a inadimplência.

Para tentar solucionar o problema o departamento criou o programa "Inadimplência Zero", que tem a finalidade de facilitar o acesso do consumidor ao DAE, para evitar novos cortes. O programa também pretende melhorar a arrecadação do órgão, permitindo assim mais investimentos.

Segundo Ricardo Azevedo Araújo, diretor do DAE, outra importante ação é o DAE/VG Itinerante. O programa prevê que o órgão vá a determinado bairro ou região e atenda o consumidor com Mutirões de Conciliação em parceria principalmente com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

"É essencial a arrecadação para o DAE/VG, mas também estamos preocupados em atender, dentro de nossa realidade a demanda por serviços de qualidade", disse o presidente apontando que existe um Termo de Cooperação assinado com o Poder Judiciária para assegurar legalidade e parcelamento nas dividas existentes para com o DAE/VG.

Seis equipes técnicas percorreram os bairros de Várzea Grande para conscientizar a população sobre a necessidade de manter a conta de água em dia. Os técnicos também estiveram realizam reparos dos mais diversificados. Foram 684 serviços executados, destes, estão inclusos reparos em rede de esgoto (78), padronizações de cavalete (164) e consertos.

Os hidrômetros de 888 residências de Várzea Grande foram substituídos por aparelhos novos e mais modernos nestes primeiros meses, o que visa evitar desperdícios no consumo e garantir transparência entre o fornecimento de água e a cobrança das contas.
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