Imprimir

Notícias / Cidades

Coleta seletiva beneficiará catadores de antigo lixão em Sinop

Da Redação - André Garcia Santana

Prevista para o segundo semestre, a implantação da coleta seletiva em Sinop (480 km de Cuiabá), representará novas possibilidades de geração de renda e qualidade de vida para famílias que sobrevivem a partir da venda dos materiais descartados. Os beneficiados pelo projeto, que atuavam no antigo lixão da cidade, serão responsáveis pela coleta, separação, segregação e venda do produto.

Leia mais:
Debate sobre sustentabilidade e passeio ecológico marcam Dia Mundial do Meio Ambiente

Inicialmente o serviço será realizado pelos catadores ligados a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sinop (Acamares) que. O descarte será recolhido dos bairros Jardim Paraíso, Celeste, Maringá 1 e 2, Botânico e Jacarandás, que, na primeira etapa. De acordo com o presidente da associação, Adão Oliveira, os trabalhadores estão animados. “No começo vai ser devagar, mas vamos encaixando e ajeitando as coisas na esperança que, dia por dia, vai melhorando".

A Acamares é formada por catadores que atuavam no antigo lixão de Sinop, fechado há menos de um ano e que, desde então, ficaram desemparados quanto à coleta de material reciclável. "As pessoas [da associação] estão animadas e com vontade de trabalhar", aponta Adão Oliveira.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luciane Bertinatto, explica que o município vem se estruturando para viabilizar o projeto de coleta seletiva em Sinop. O Executivo será o responsável pelas frentes de mobilização da sociedade, conscientização; atuação em parceria com as áreas de Meio Ambiente, Saúde, Educação, entre outras.
Imprimir