Imprimir

Notícias / Política MT

Acordo transforma Parque Bernardo Berneck no maior de Várzea Grande

Da Redação – Fabiana Mendes

Um acordo entre a Prefeitura de Várzea Grande e a Madeireira Berneck transformou o Parque Ambiental Bernardo Berneck, localizado na Avenida Júlio Campos, no maior parque do município de Várzea Grande. Com 26 hectares ou aproximadamente 280 mil metros quadrados de área ambiental,  o local que está avaliado entre R$ 3,5 e R$ 5 milhões, e poderá legalmente receber investimentos públicos. Conforme assessoria, a madeireira doou uma área como pagamento de tributos devido pela antiga proprietária do local. Na ocasião, também foi doado outra área para que a Prefeitura transforme e revitalize o parque.

Leia Mais: 
Projeto social idealizado por Lucimar Campos complementa renda de cinco mil famílias em Várzea Grande

Segundo a prefeita Lucimar Sacre de Campos, o próximo passo será realizar projetos para a revitalização total para que a população várzea-grandense usufrua. "Já temos o compromisso do governador Pedro Taques através do vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, em aplicar recursos públicos em obras de infraestrutura no Parque, além da participação dos deputados estaduais que capitaneados pelo presidente da Assembléia Legislativa, José Eduardo Botelho, irão destinar recursos de emendas parlamentares para essas obras que irão garantir lazer e saúde para milhares de pessoas" concluiu a prefeita.

Conforme a prefeitura do municipio, um grande passo foi dado com a assinatura deste termo. Agora o objetivo é firmar uma parceria com a Polícia Militar, através do Batalhão Ambiental, para que uma base seja instalada no local.

O representante da Madereira Berneck, Cícero Alessandro Guedes, se fez presente no ato e relatou sobre a história da empresa e a idéia de fazer do espaço um parque municipal. "Nosso fundador, Bernardo Berneck, iniciou sua empresa no ramo madeireiro em Várzea Grande há 65 anos. Porém a idéia de instalar um parque no local surgiu apenas em 2002, quando conseguimos homenagear nosso fundador já falecido", relatou. 

"Mas desde então não havia sido efetivo em legalizar a área pública pela falta de interesse dos ex-gestores, o que impedia de tirar esse sonho do papel. Hoje a direção da empresa fundada por Bernardo está muito feliz em fazer isso acontecer, pois também era nosso sonho. Agradeço a sensibilidade da prefeita Lucimar em concretizar e tornar este sonho e essa declaração de amor por Várzea Grande uma realidade", completou o gerente da empresa.

Para o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Veríssimo de Campos, a idéia da administração municipal é reforçar os investimentos no local para atender a demanda da população, inclusive também com a implantação de um posto da Guarda Municipal para oferecer segurança tanto do patrimônio público como para os usuários do referido espaço.

"Durante muitos anos ali funcionou uma das maiores madeireiras de Mato Grosso, mas como o crescimento do Estado e a abertura de novas áreas principalmente para o agronegócio, os antigos proprietários transferiram seus negócios para outras cidades do Estado e hoje doaram a área para que ali fosse implantado o Parque Municipal. Várzea Grande ganha não somente em lazer com um espaço que oferecerá várias trilhas, lagos de contemplação, espaços para apresentações de shows, realização de eventos, mas também em segurança, pois além da polícia ambiental planejamos instalar uma base da Guarda Municipal. ", citou Jayme.
 
O representante do movimento "Salve o Parque Berneck", Willian Sidney Joanir Paula, agradeceu a prefeita Lucimar Campos e aos vereadores do município que trabalham para viabilizar a legalização da doação ao município. "Agradeço não somente em nome do movimento, mas também da população de Várzea Grande pelo ato. Nós estávamos utilizando o espaço sem infraestrutura adequada para exercícios físicos. Com certeza todos que já utilizam o parque estão felizes na certeza de que o espaço se tornará referência em lazer social no município", declarou.

O evento contou com a participação de vereadores, secretários municipais, sociedade civil organizada, lideranças comunitárias e servidores. 
Imprimir