Imprimir

Notícias / Cidades

Comissão das Águas inicia verificação de hidrômetros em dez bairros

Da Redação - Fabiana Mendes

A Comissão Especial de Auditoria, instaurada pela Prefeitura de Sinop, iniciou nesta semana a verificação "in loco" dos hidrômetros substituídos pela concessionária ‘Águas de Sinop’. Ao todo, foram selecionados dez bairros do município e, em cada bairro, será feita vistoria em uma ou duas residências, de forma aleatória.

Leia Mais:
Julho Amarelo: Prefeitura de Sinop realiza palestras sobre hepatites virais
 
Segundo o presidente da comissão de auditoria, o procurador jurídico Marcel Natari Vieira, a verificação deve durar aproximadamente um mês.  "A comissão selecionou dez bairro e vamos parar em uma rua e escolher aleatoriamente as unidades. Nós estimamos que essa verificação deva durar pelo menos um mês".
 
A verificação será realizada em conjunto entre a Comissão de Auditoria e uma equipe técnica da concessionária. Nas residências será utilizado um equipamento de verificação com um hidrômetro certificado (ultrassônico), usado para ações em campo, além de um vasilhame graduado. Todo o volume de água que passar pelo hidrômetro da casa e pelo equipamento terá que ter a mesma quantidade no vasilhame.
 
Nesta terça-feira (08), os integrantes da comissão e uma equipe da concessionária realizaram uma primeira medição, em uma residência na Rua das Oliveiras, no Residencial Jequitibas. Após a análise, foi constatada uma diferença de 1,6% entre a medição do hidrômetro e da maleta. A margem mínima de diferença considerada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) é de 5%, de acordo com o engenheiro sanitarista e ambiental da concessionária, Lineu Machado Silva.
 
Para essa quarta-feira (09), a comissão dará continuidade às verificações na residência. Os bairros selecionados foram Jardim Violetas, Jardim Primaveras, Centro, Gente Feliz, Bella Suíça, Jardim Maringá, Jardim das Palmeiras, Jardim Imperial e São Cristóvão.
 
A comissão foi criada, por meio de decreto assinado pela prefeita Rosana Martinelli (PR), no dia 5 de maio, tendo autonomia para atuar de forma ampla. Além do procurador jurídico, também compõem a comissão o chefe da Controladoria Interna, Rodrigo Martinelli, o engenheiro civil Ronaldo José da Silva, o diretor do Procon Sinop, Cristiano Peixoto e o presidente da OAB Sinop, Felipe Guerra.
Imprimir