Imprimir

Notícias / Cidades

Hospital Júlio Mulller realiza mutirão de cirurgia de fissura labiopalatina nesta semana

Da Redação - Fabiana Mendes

O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh) irá realizar um multirão de cirurgias de fissura labial nos dias 05 e 06 de outubro, próximas quinta e sexta-feira. No total serão realizadas 20 cirurgias no HUJM.

Leia Mais: 
Multirão de combate à hanseníase será realizado neste sábado em Colíder


A 3º Campanha Nacional de Fissura Labiopalatina vai acontecer em 15 centros de tratamento brasileiros, com a estimativa de que 300 cirurgias plásticas sejam realizadas durante a semana que termina no dia 6 de outubro, o Dia Mundial do Sorriso da Smile Train. Estima-se que mais de 4 mil pessoas nascem com fissuras no Brasil, 

O hospital é parceiro da 3º Campanha Nacional de Fissura Labiopalatina, organizada pela ONG Smile Train, Fundação Ideah e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
 
O objetivo da campanha que acontece de 02 a 06 de outubro de 2017 é promover os conhecimentos sobre a fissura labiopalatina, além de buscar a conscientização pública e diminuir a fila de espera dos pacientes que precisam da cirurgia. 
 
No HUJM, a semana começa com a triagem dos pacientes na quarta-feira, dia 4, e o treinamento simultâneo dos profissionais do HUJM e residentes de cirurgia plástica pelos renomados cirurgiões plásticos Daniela Tanikawa, de São Paulo, e Celso Buzzo de Campinas.
 
Sobre a fissura Labiopalatina
 
Cerca de 4.300 mil crianças nascem a cada ano com fissuras no Brasil. A fissura labiopalatina é uma má formação do lábio superior, que também pode atingir o céu da boca e resulta do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está se formando.

Essa condição impacta não somente a fala, como também a nutrição e a respiração, levando o paciente a um isolamento social. Com um diagnóstico rápido, uma cirurgia que leva apenas 45 minutos e a devida assistência médica continuada, é possível reverter esse quadro e dar à criança a oportunidade de ter uma vida sem limitações. Estima-se que no Brasil, a cada 700 nascimentos, 1 criança tenha essa condição.
Imprimir