Imprimir

Notícias / Cidades

Velocidade e obras em canteiro podem ter contribuído para atropelamento de idosa na Miguel Sutil

Da Redação - Wesley Santiago

O delegado titular da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Christian Cabral, aguarda os laudos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para determinar se alguns fatores podem ter contribuído para o atropelamento da idosa de 71 anos, identificada como Valerie Lentch Pawlina, que morreu na noite do último domingo (03), em frente ao Comper, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.

Leia mais:
Idosa morre após ser atropelada por Corolla na avenida Miguel Sutil; fotos
 
“Existem coisas que tem de ser apuradas com a perícia. A primeira é a velocidade em que o veículo estava na via e também uma possível desatenção do condutor. Outra coisa é uma obra que está sendo realizada no canteiro central da avenida, antes era difícil passar por ali, agora virou corrida de obstáculo”, afirmou Christian Cabral ao Olhar Direto.  
 
Christian ainda acrescenta que o local é extremamente complicado, já que há registros de 10 a 15 acidentes por mês, nem sempre com vítimas. Além disto, a iluminação na região é deficitária, o que também pode ter contribuído para a tragédia. A idosa parou do outro lado da avenida, sentido trincheira Jurumirim e tentava atravessar a via para acessar o Comper, onde compraria pão.
 
“Fizemos o teste de etilômetro no condutor e deu negativo para ingestão de bebida alcoólica. Além disto, ele estava habilitado. O único problema é que o veículo estava com a documentação atrasada e teve de ser recolhido para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)”, acrescentou o delegado.
 
Por fim, o delegado explica que “a culpa do acidente pode ter sido da pedestre, que atravessou fora da faixa, do condutor ou também ter a participação do ente municipal, por conta daquela avacalhação que foi feita no canteiro central. O agente público determina que a obra seja feita daquela maneira e forma, por isso, pode ser responsabilizado”.

Outro lado

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou ao Olhar Direto que desde o início deste semestre está trabalhando na recuperação de calçadas e canteiros centrais da avenida Miguel Sutil. "A obra está sendo realidade ao longo de toda via, atendendo, prioritariamente, as partes em que se encontram mais danificadas. No momento, a Secretaria possui uma equipe atuando no local e, em determinados pontos, os trabalhos contam ainda com a melhoria na iluminação. O serviço está sendo executado por mão de obra própria, gerando assim o menor custo possível aos cofres públicos".
 
O caso
 
Uma idosa de 71 anos, identificada como Valerie Lentch Pawlina, morreu na noite do último domingo, por volta das 21 horas, após ser atropelada por um Toyota Corolla, na avenida Miguel Sutil, em frente ao Comper, em Cuiabá. A vítima estaria atravessando fora da faixa. O local tem pouca iluminação.
 
Segundo as informações preliminares, a idosa teria ido jantar na casa do filho e parou para comprar pão no mercado. Quando atravessava a avenida, acabou atingida pelo Corolla. O impactou foi tão grande que a vítima foi arremessada.
 
O Toyota Corolla teve a parte dianteira completamente danificada. O próprio motorista, que se identificou como Willian, contou ao Olhar Direto, na cena do acidente, que tudo aconteceu muito rápido. "Eu estava vindo sentido Coxipó, a senhora acabou atravessando fora da faixa e acabou colidindo contra o meu carro. Foi questão de segundos, atravessou a uns 70 metros da faixa"
 
Willian ainda explicou que após o atropelamento, parou o veículo, e rapidamente acionou a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma médica, que passava pelo local, também teria parado para dar auxílio até a chegada do socorro. Porém, Valerie não resistiu aos ferimentos e morreu.
Imprimir