Imprimir

Notícias / Cidades

Com 111 pacientes acima de sua capacidade Pronto-Socorro de Cuiabá realiza mutirão de cirurgias

Da Redação - Érika Oliveira

A Secretaria de Saúde de Cuiabá informou que irá realizar durante todo o final de semana o 2º Mutirão de Cirurgias Ortopédicas, no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). De acordo com a Pasta, o hospital conta hoje com 111 pacientes acima de sua capacidade de internação e, a intenção do Mutirão é justamente reduzir essa fila.

Leia mais:
Prefeitura de Cuiabá realiza mutirão de cirurgias eletivas para desafogar leitos do Pronto-Socorro

“A exemplo do último, estaremos atuando em três salas do Centro Cirúrgico, mas desta vez nosso foco será a as cirurgias de média e alta complexidade. Por isso não ganharemos tanto em termos de quantidade, mas conseguiremos desospitalizar pacientes que estão há muito tempo aguardando para serem operados. O resultado será um PS cada vez menos lotado e com atendimentos mais justos para seus pacientes” afirmou a diretora do Pronto-Socorro, Zamara Brandão.

O Mutirão teve início na sexta-feira (08), feriado na Capital, e mibilizou diversos profissionais entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ainda uma extensa equipe de apoio. O objetivo é que sejam realizados 15 procedimentos cirúrgicos por dia.

Segundo a secretária de Saúde, Elizeth Lucia Araújo, os mutirões passarão a  acontecer de forma rotineira até que o problema de superlotação seja solucionado. A ação faz parte do Comitê Emergencial de Gerenciamento da Superlotação da unidade, criado pelo Prefeito Emanuel Pinheiro, por meio do decreto (nº 6.411).

“A ação é mais um passo da série de cuidados determinados pelo Prefeito Emanuel  para zerar a superlotação de forma humanizada aos pacientes. Além de diminuir a demanda por cirurgias, inclusive ortopédicas eletivas que atualmente é o maior fluxo do PS, o Mutirão irá auxiliar na recuperação dos pacientes que deverão retornar para o aconchego de seus lares em no máximo dois dias após os procedimentos”, destacou.

Na primeira edição do Mutirão, a Secretaria de Saúde realizou 50 cirurgias ortopédicas, nos dias 11 e 12 de novembro. A medida foi necessária devido ao hospital estar atuando com 60% acima da sua capacidade normal. Somente entre a sala de sutura e a vermelha, que são os pacientes no corredor, haviam mais de 163 pessoas internadas. Destas, a maioria com o perfil ortopédico. 60% eram da baixada cuiabana e de outros municípios de Mato Grosso, apenas 40% de Cuiabá. O número deverá ser reduzido na próxima semana por conta do Mutirão de Cirurgia.
Imprimir