Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Projeto de lei institui campanha de estímulo ao cuidado da saúde mental

Da Redação - Fabiana Mendes

O deputado Guilherme Maluf (PSDB) busca instituir um projeto de lei nº 32/2017 para estímulo ao cuidado da saúde mental. Denominado “Janeiro Branco”, a campanha visa divulgar a importância de que cada cidadão reflita sobre sua saúde mental e saúde emocional. Além de ações de saúde que assegurem a prevenção ao suicídio, a detecção e o tratamento da depressão e ansiedade.

Leia Mais: 
Após crise de aluno com transtorno comportamental, diretora chama a polícia; mãe relata que filho sofre preconceito

Dados divulgados em 2017 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, o que corresponde a 11,5 milhões de brasileiros.
 
Segundo o deputado, a campanha tem o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância do cuidado com a saúde emocional. "A depressão e a ansiedade são males que atingem cada vez mais pessoas. Pretendemos, com essa campanha, promover a conscientização da população sobre a importância de refletir sobre sua saúde mental e emocional, sobre sua qualidade de vida e a qualidade emocional de suas relações", justificou o parlamentar.


 
A psicóloga Bruna Luise da Silva afirma que campanhas como essa são muito importantes, principalmente porque, segundo ela, ainda há um tabu quando se trata de saúde mental.
 
"As pessoas criticam ou se assustam quando alguém fala que vai ao psicólogo ou ao psiquiatra. Precisamos falar mais sobre o assunto para que ele deixe de ser um tabu e as pessoas procurem ajuda antes que o problema se torne maior e que esses transtornos afetem suas vidas de uma forma que seja difícil reverter", disse.
 
Caso o projeto seja aprovado, a campanha deverá integrar o calendário oficial de datas e eventos do estado de Mato Grosso e terá como símbolo o laço branco.
Imprimir