Imprimir

Notícias / Cidades

​Volume de chuva em janeiro é 84% maior que a média histórica de Cuiabá; quinta teve 78 mm de precipitação

Da Redação - Wesley Santiago

Em janeiro, Cuiabá teve quase o dobro da sua média histórica de chuva. Os dados do 9º Distrito de Meteorologia (9º Disme) apontam que nos primeiros 31 dias do ano, foram registrados 384 mm, superando em quase 84% a média, que é de 209 mm. As tempestades devem continuar até a primeira quinzena de abril.

Leia Mais: 
Chuva carrega esgoto para dentro de comércios em cruzamento interditado pela Defesa Civil; vídeo

Segundo os dados do 9º Dimes, em todo o mês de janeiro foram 384 mm de chuva. Só na última quinta-feira (1º), onde choveu praticamente durante todo o dia, foram 78 mm. A média histórica da capital mato-grossense é de 209 mm. “Este período é de bastante chuva, vamos ter estas condições até a primeira metade de abril”, disse a chefe do Disme, Marina Padilha, ao Olhar Direto

“Aqui é muito comum ter estas tempestades, quedas de raio e até granizo por conta do calor elevado. É algo característico da região”, acrescentou Marina. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que no próximo sábado (03), há 80% de possibilidade de chuva.

Segundo o CPTEC, o tempo deverá ter variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. As temperaturas devem variar entre 25ºC e 30ºC. A umidade relativa do ar deve ficar entre 63% e 98%.

Áreas de instabilidade devem ganhar força com a queda da pressão atmosférica que começa a ocorrer durante esta sexta-feira (02), sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, segundo o Climatempo. Isto vai fazer com que uma grande área de baixa pressão atmosférica se organize em vários níveis da atmosfera sobre estas regiões, na extensa faixa entre o norte do Mato Grosso e o Espírito Santo.
Imprimir