Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá e mais 16 municípios de MT estão sendo monitorados pela Defesa Civil; fotos dos estragos

Da Redação - Fabiana Mendes

Nos últimos dias, Cuiabá e mais 16 municípios de Mato Grosso estão sendo monitorados pela Defesa Civil Estadual, devido a grande quantidade de chuvas registradas. Deste total, três municípios tiveram a situação de alerta reconhecida pela União, enquanto os demais ainda aguardam o reconhecimento e permanecem em observação.  

Leia Mais: 
Chuvas fazem 14 cidades de MT comunicar estado de emergência;veja previsão

Poconé, Mirassol d’Oeste e Rondonópolis, estão em estado de alerta. O Sargento Bombeiro Militar, Wagner Rosa Soares, explicou que em Mirassol d’Oeste, uma barragem de captação de água se rompeu. Por esse motivo,  25.299 habitantes estão sem o abastecimento de água. 
 
Em Poconé, houve destruição de bueiros, pontes e estradas. Mais de 2 mil pessoa foram afetadas.

Já em Rondonópolis, as chuvas causaram uma erosão de grande proporção em um bairro da cidade, prejudicando cerca de 3 mil moradores.
 
Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Colniza, Cotriguaçu, Barra do Garças, General Carneiro, São Felix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, São José do Rio Claro e Poconé, não tiveram o estado de alerta decretado, mas seguem sendo monitorados pela Defesa Civil.

Na capital, um trecho da Avenida Senador Metelo, na região com o cruzamento com a Rui Ramos teve que ser interditado pela Defesa Civil Municipal, por conta de uma erosão no asfalto, causada pelas chuvas.  

"Cuiabá e Várzea Grande têm seus coordenadores municipais e nos [Defesa Civil] estamos monitorando os trabalhos deles. Havendo necessidade nos iremos auxiliá-los em alguma ação", disse o Bombeiro Militar. 

Os municípios que estão em estado de alerta, devem receber um projeto para reconstrução dos lugares destruidos em breve. 

“A nossa equipe ajuda o município no processo de captação e retorna. Após o reconhecimento fazemos um plano de trabalho para captar recursos para reconstruir os locais destruídos”, disse. 
 
Previsão
 
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o restante da semana, em todo Estado ter pancadas de chuva. Na quinta-feira (8) o instituto prevê pancadas de chuva e trovoadas, exceto no sudeste de MT, onde estará parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
 
Para Sexta-feira e sábado (9 e 10) a previsão é de chuva e trovoadas.
 
 
Orientação
 
Conforme o último aviso emitido pelo Inmet, o acumulado de chuva no Estado traz o risco de alagamentos e de transbordamentos de rios. Por isso, a Defesa Civil traz as seguintes orientações para se prevenir destas situações.
 
- Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;
- Se estiver numa área inundada, procure evitar o contato com a água;
- Evite cruzar pontes em que o nível do rio subiu;
- Não se abrigue debaixo de árvores isoladas;
- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos e trilhos;
- Mantenha-se longe de fiação elétrica exposta;
- Se estiver dirigindo, aos primeiros sinais de alagamento procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar.
 
Imprimir