Imprimir

Notícias / Economia

CNM prorroga prazo para agricultores pagarem 40% dos investimentos

Da Redação/AM

Os agricultores terão mais prazo para o pagamento de 40% das parcelas de investimentos das operações de crédito rural que venceram em 2008, bem como das parcelas que vencem até 14 de maio de 2009, e que foram contratadas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e dos Fundos Constitucionais (FCO).

Isso porque, o Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou para 15 de maio deste ano o pagamento, além de autorizar a extensão dos prazos de contratação do refinanciamento dos 40% da parcela 2008, também para 15 de maio deste ano. A decisão foi tomada por meio das resoluções nº 3701 e nº 3702, publicadas nesta sexta-feira (27).

Vale lembrar que, exclusivamente em Mato Grosso, a Justiça estadual expediu liminar em fevereiro que obriga as instituições financeiras a efetuarem as renegociações dos financiamentos de investimentos agrícolas.

Segundo o diretor administrativo da Aprosoja/MT, Ricardo Tomczyk, o anúncio deixa o produtor de Mato Grosso em situação de adimplência, mas apenas até maio. “O ideal seria um reescalonamento das dívidas de forma que se respeitasse a capacidade de pagamento do produtor, mas enquanto isto não é alcançado que pelo menos seja possível manter a adimplência.
Imprimir