Imprimir

Notícias / Cidades

Pelo menos sete bairros da Capital estão sob alerta após temporal, segundo Defesa Civil

Da Redação - André Garcia Santana

Localizados em pontos conhecidos como “manchas de alagamento”, pelo menos sete bairros da Capital seguem em alerta por conta do volume de chuvas registrado nos últimos dias. São eles, o  Doutor Fábio, Atalaia, Belvedere, Sucuri, Eldorado, Planalto e Praeirinho, construídos nas proximidades de córregos que deságuam no Rio Cuiabá. Em alguns destes pontos a Defesa Civil informou que moradores registraram prejuízos com inundações causadas pela precipitação da noite de sexta-feira (23).

Leia mais:
Sistema da Defesa Civil dispara alerta para risco de chuvas intensas, raios e vendavais em Cuiabá

A situação, contudo, não é classificada como de risco, como explicou ao Olhar Direto o o diretor de proteção e Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer. “O total de pessoas em vulnerabilidade ainda está sendo estimado, mas só no bairro Praeirinho, por exemplo, há cerca de dois mil moradores que já estão em alerta para os transtornos que a chuva pode causar ali”, diz.

 Isso porque eles estão próximos ao córrego do Barbado, que nasce no Parque Massairo Okamura, na Morada do Outro e deságua no Rio Cuiabá, deixando áreas de alagamento em outros pontos da cidade, como no viaduto da UFMT. “Estes córregos tem por característica encher rapidamente neste período do ano. Da mesma forma, eles esvaziam rápido”. O fenômeno pôde ser observado no córrego 3 Barras, próximo ao Doutor Fábio, que reduziu seus níveis cerca de duas horas após o fim da chuva.

Wolkmer ressalta ainda que as cheias se tornam mais frequentes porque o solo vem sendo encharcado há dias por outras precipitações menos volumosas, o que impede a absorção de uma grande quantidade de água.

Na noite de ontem foram registradas ocorrências de alagamentos em ruas dos bairros Planalto, Jardim Eldorado e Doutor Fábio. Na região do bairro Planalto, a Escola Estadual Professora Clênia Rosalina de Souza foi atingida sofreu prejuízos. A sala da direção foi inundada. Por conta da situação também houve engarrafamentos e esperas de mais de uma hora em algumas regiões. Na ocasião foi registrada precipitação de 40 mm em uma hora. O esperado para o mês de fevereiro é 210 mm.

O  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco de chuvas com forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas, para 57 cidades de Mato Grosso ainda neste sábado, 24.  A capital está inserida na área considerada de risco. Segundo o alerta amarelo, ainda é possível a queda de granizo e, pontuais acumulados expressivos de precipitação.

Para o domingo, 25,  e segunda-feira, 26, ainda conforme o Instituto, deverá chover na capital, com chances de 80%. A temperatura máxima deve atingir os 33ºC nos dois dias. 
Imprimir